Unidade da Vale em MS produziu 70% a menos minério de ferro no trimestre
A produção de minério de ferro da unidade da Vale em Corumbá - distante 419 km de Campo Grande, caiu 71,6% no primeiro trimestre deste ano comparado ao mesmo período de 2015. Os dados foram divulgados hoje pela empresa no relatório de produtividade.
Se compararmos a produção do primeiro trimestre de 2016 com os três últimos meses de 2015, a queda chega a 37,8%.
No Sistema Centro-Oeste, que compreende as minas de Urucum, localizada em Ladário - distante 419 km de Campo Grande, e a unidade de Corumbá, a produção ficou 56,4% menor do primeiro trimestre para o outro.
De acordo com o documento, o motivo da queda foi a otimização dos níveis de estoque e margens, ou seja, por conta do excesso de material, a Vale optou por diminuir a produção. A assessoria explicou que as decisões são estratégicas e não lineares, ou seja, no próximo trimestre pode haver um aumento na produção.
O relatório também mostrou que o Rio de Janeiro, alcançou 77,5 mil toneladas de minério. O número foi o maior em produção de minério em um primeiro trimestre na história da Vale, com crescimento 0,2%.
Em fevereiro do ano passado, o Campo Grande News relatou que Mato Grosso do Sul recebeu US$ 351,3 milhões em investimentos da Vale durante todo o ano de 2014. Os recursos foram destinados, sobretudo, para áreas de minério de ferro e manganês e só ao setor socioambiental foram destinados US$ 8,8 milhões.