Veja como não cair em golpes e proteger suas finanças de cibercriminosos
Uma das dicas é evitar acessar informações confidenciais ou financeiras em redes de internet públicas
No começo da semana, a reportagem noticiou o caso de um morador de Campo Grande, de 44 anos, que descobriu ter sido vítima de golpe após receber ligação de empresa terceirizada cobrando dívida de mais de R$ 400 mil de empréstimos realizados pelo Internet Banking, via celular, em seu nome. A vítima afirmou que nunca teve vínculo com o banco onde a conta foi aberta, nem tido acesso aos valores mencionados pela agência.
O Campo Grande News traz, abaixo, dicas divulgadas pelo Banco Santander de como não cair em golpes e proteger suas finanças.
Phishing - O phishing é uma tentativa de obter dados pessoais. A forma mais comum são mensagens e e-mails falsos que induzem o usuário a clicar em links suspeitos. Ao clicar no link suspeito a vítima é levada a uma página falsa que irá capturar seus dados.
Não clique em links enviados de e-mails suspeitos ou de remetentes desconhecidos. Caso queira conferir, digite o endereço do site no computador ao invés de clicar no link recebido. Nunca informe dados ou senhas em links ou sites fornecidos por e-mail, SMS ou WhatsApp.
Golpe do WhatsApp - Golpista entra em contato com a vítima, se passando por uma empresa e pedindo código que foi enviado por SMS. No entanto, esse código é utilizado para a reinstalação do WhatsApp. Ao receber o código o fraudador clona o WhatsApp, usando dados do cliente como foto e lista de contatos. Então, o golpista começa a entrar em contato com amigos e familiares em nome da vítima pedindo transferências bancárias.
Para se proteger ative a confirmação em duas etapas. No WhatsApp acesse: Configurações/Ajustes> Conta> Confirmação em duas etapas > Ativar. Este código será solicitado periodicamente pelo aplicativo, além de ser usado sempre que você quiser instalar o WhatsApp em outro dispositivo. Nunca informe este código a ninguém.
Falso Contato Telefônico - Golpistas entram em contato se passando por funcionários do banco para obter seus dados cadastrais e senhas. Nas ligações, chegam até a simular uma falsa Central de Atendimento, com o intuito de fazer com que os clientes acreditem que estão falando com o banco.
Atenção! Os bancos nunca ligam pedindo acesso a sites para procedimentos de segurança ou atualização de ferramentas como Módulo de Proteção. Nunca informe senhas, tokens ou envie foto de QR Code de acesso a conta, por exemplo. Caso receba uma ligação suspeita, não passe nenhuma informação; desligue e entre em contato com a Central de Atendimento do seu banco.
Senhas seguras - Use senhas fortes. As melhores são compostas por letras, números e caracteres especiais (#, &, %, @, *, ! , $). Crie senhas diferentes para cada tipo de cadastro pessoal e troque periodicamente suas senhas.
Páginas falsas - Ao acessar o site das instituições financeiras, prefira digitar sempre o endereço diretamente no navegador. Evite clicar em links sugeridos por buscadores e nunca acesse ou faça transações em endereços diferentes dos oficiais. Evite acessar informações confidenciais ou financeiras em redes de WiFi públicas. Faça as transações bancárias somente em ambientes seguros. Mantenha o antivírus sempre atualizado em todos os seus dispositivos.