ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEXTA  22    CAMPO GRANDE 25º

Educação e Tecnologia

A três meses do Enem, projeto oferece aulas gratuitas para estudantes

Iniciativa de acadêmicos da UFMS oferece aulas aos sábados através da plataforma Google Meet

Por Jéssica Fernandes | 27/08/2024 10:19
Acadêmica da UFMS durante aulas de matemática do projeto "De olho no futuro". (Foto: Arquivo pessoal)
Acadêmica da UFMS durante aulas de matemática do projeto "De olho no futuro". (Foto: Arquivo pessoal)

Para ajudar alunos da rede pública a ingressarem no ensino superior, acadêmicos da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) criaram o projeto “De olho no futuro”. De forma gratuita, eles preparam a turma para o Enem (Exame Nacional de Ensino Médio) e outros vestibulares.

Com o viés de cursinho preparatório, o projeto de extensão começou em 2020 com a participação de acadêmicos de diferentes áreas de ensino. Em 2024, o “De olho no futuro” continua atendendo os estudantes, sempre, aos sábados e de forma online.

As aulas são realizadas no período vespertino das 13h às 17h através da plataforma Google Meet. A cada semana é apresentado o conteúdo de uma disciplina específica com tempo reservado para os estudantes tirarem dúvidas.

Acadêmico do 6° Semestre de História-Licenciatura (FACH/UFMS), Marcos  Vinicius Alves dos Santos, de 22 anos, é idealizador da atividade junto com os acadêmicos Varnuz Arthur Barbosa Costa (Biologia), Karen Silva Cruz (Filosofia), Vinícius de Matos Meneguzzi (Filosofia) e Guilherme Gomes Camargo (Química).

Marcos comenta que a iniciativa beneficia ambos os lados, já que os estudantes têm oportunidade de aprenderem melhor o conteúdo, enquanto os acadêmicos de licenciatura ganham prática docência.

“Optamos por retomar o projeto tanto para começarmos a aplicar nossa prática docente como graduandos, quanto devido à baixa adesão de alunos de escolas públicas ao ensino superior”, explica.

Outro material usado nas aulas são as edições passadas do Enem para os alunos poderem ver quais conteúdos caem no exame. Por enquanto apenas redação é a única matéria que não faz parte do cursinho, mas as demais são abordadas.

Neste ano, o projeto está com mais de 100 inscritos e o desejo de Marcos é ver esse número crescer. “Desejamos aumentar esse número para podermos migrar para o formato presencial, já que estamos relativamente próximos do Enem e dos vestibulares”, afirma.

Inscrições - O projeto “De olho no futuro” é gratuito e alunos do Ensino Médio podem participar das aulas. As inscrições para o projeto são feitas através do número de WhatsApp (67) 99165-0389 (Marcos). O aluno só precisa preencher uma ficha para começar a participar.

A iniciativa é apoiada pela FACH/UFMS (Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias