Acadêmicos de Medicina realizam pesquisa com mulheres com ovários policísticos
Estudo realizado com apoio da Fundect oferece acompanhamento de saúde gratuito para pacientes
Pesquisadores do curso de Medicina da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) estão realizando o projeto pesquisa 'Dieta com redução de carboidratos e exercício físico endurance para mulheres com Síndrome do Ovário Policístico: Ensaio Clínico Randomizado'. Uma nova etapa do estudo deve começar em fevereiro.
A Síndrome dos Ovários Policísticos é um distúrbio hormonal que atinge de 5 a 10% das mulheres brasileiras. Por acarretar fatores de risco como a resistência à insulina (aumento de açúcar no sangue), diabetes, pressão alta, obesidade, entre outros, a síndrome requer tratamento intensivo e hábitos saudáveis para um melhor estilo de vida.
A nova etapa do projeto consiste em um ensaio composto por um estudo com 120 mulheres, divididas em três grupos de análise: o grupo Controle, recebendo dieta padrão sem alteração nas suas atividades físicas diárias; o grupo Exercício, atuando apenas com as práticas aeróbicas; e o grupo Dieta+Exercícios, trabalhando com exercícios específicos aliados à baixa ingestão de carboidratos.
A participação no projeto é gratuita. Poderão se inscrever mulheres acima dos 18 anos, que possuam diagnóstico da síndrome por médico ginecologista, e com Índice de Massa Corporal (IMC) superior a 25. O IMC é calculado dividindo-se o peso em kg, pelo quadrado da altura, em metros.
O acompanhamento clínico das voluntárias será realizado no ginásio poliesportivo do CRAS (Centro de Referência de Assistência) Albino Coimbra Filho, no bairro Jardim Aeroporto. O espaço foi revitalizado em setembro de 2023 e conta com uma academia completa para musculação, aberta também à comunidade externa, sob as orientações dos residentes em Educação Física da UEMS.
As interessadas em agendar a avaliação podem entrar em contato pelo: whatsapp: (67) 99353-2184, instagram @sop.uems ou e-mail: sop.uems@gmail.com.
O projeto é coordenado pelo professor doutor Antônio José Grande e conta com o apoio financeiro da Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul), por meio do edital Acelera UEMS.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.