ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 27º

Educação e Tecnologia

Acadêmicos de Medicina realizam pesquisa com mulheres com ovários policísticos

Estudo realizado com apoio da Fundect oferece acompanhamento de saúde gratuito para pacientes

Por Gabriela Couto | 21/01/2024 16:09
O acompanhamento clínico das voluntárias será realizado no ginásio poliesportivo do CRAS (Centro de Referência de Assistência) Albino Coimbra Filho, no bairro Jardim Aeroporto (Foto: Ascom)
O acompanhamento clínico das voluntárias será realizado no ginásio poliesportivo do CRAS (Centro de Referência de Assistência) Albino Coimbra Filho, no bairro Jardim Aeroporto (Foto: Ascom)

Pesquisadores do curso de Medicina da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) estão realizando o projeto pesquisa 'Dieta com redução de carboidratos e exercício físico endurance para mulheres com Síndrome do Ovário Policístico: Ensaio Clínico Randomizado'. Uma nova etapa do estudo deve começar em fevereiro.

A Síndrome dos Ovários Policísticos é um distúrbio hormonal que atinge de 5 a 10% das mulheres brasileiras. Por acarretar fatores de risco como a resistência à insulina (aumento de açúcar no sangue), diabetes, pressão alta, obesidade, entre outros, a síndrome requer tratamento intensivo e hábitos saudáveis para um melhor estilo de vida.

A nova etapa do projeto consiste em um ensaio composto por um estudo com 120 mulheres, divididas em três grupos de análise: o grupo Controle, recebendo dieta padrão sem alteração nas suas atividades físicas diárias; o grupo Exercício, atuando apenas com as práticas aeróbicas; e o grupo Dieta+Exercícios, trabalhando com exercícios específicos aliados à baixa ingestão de carboidratos.

A participação no projeto é gratuita. Poderão se inscrever mulheres acima dos 18 anos, que possuam diagnóstico da síndrome por médico ginecologista, e com Índice de Massa Corporal (IMC) superior a 25. O IMC é calculado dividindo-se o peso em kg, pelo quadrado da altura, em metros.

O acompanhamento clínico das voluntárias será realizado no ginásio poliesportivo do CRAS (Centro de Referência de Assistência) Albino Coimbra Filho, no bairro Jardim Aeroporto. O espaço foi revitalizado em setembro de 2023 e conta com uma academia completa para musculação, aberta também à comunidade externa, sob as orientações dos residentes em Educação Física da UEMS.

As interessadas em agendar a avaliação podem entrar em contato pelo: whatsapp: (67) 99353-2184, instagram @sop.uems ou e-mail: sop.uems@gmail.com.

O projeto é coordenado pelo professor doutor Antônio José Grande e conta com o apoio financeiro da Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul), por meio do edital Acelera UEMS.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias