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Educação e Tecnologia

Ainda em fase de estudos, 1º eletroposto de MS é inaugurado

Autoridades apostam na adesão aos carros e bicicletas elétricas com avanço de pesquisas em universidade

Idaicy Solano e Mariely Barros | 24/04/2023 12:40
Carro da UFMS sendo abastecido em eletroposto recém-inaugurado. (Foto: Henrique Kawaminami)
Carro da UFMS sendo abastecido em eletroposto recém-inaugurado. (Foto: Henrique Kawaminami)

O primeiro eletroposto de Mato Grosso do Sul foi inaugurado na manhã desta segunda-feira (24) na UFMS (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul). O local pode ser utilizado para abastecer carros e bicicletas elétricas e foi desenvolvido por professores, técnicos e estudantes de engenharia elétrica, sob a coordenação do professor Ruben Barros Godoy. Autoridades acreditam que, com o avanço da pesquisa dentro da universidade, vai impactar na transição do uso de veículos convencionais para veículos elétricos no Estado.

O evento de inauguração contou com a presença de autoridades do Governo do Estado, Detran (Departamento de Trânsito do Mato Grosso do Sul), Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e empresas parceiras. A cerimônia iniciou com a apresentação do projeto pelo professor Ruben Barros Godoy. O evento foi aberto a toda comunidade acadêmica. O diferencial do eletroposto recém-inaugurado, em relação aos outros 11 postos que já existem na Capital, é a potência nominal de 95 kW, o que permite uma recarga rápida.

Professor Ruben Barros Godoy discursa durante inauguração (Foto: Henrique Kawaminami)
Professor Ruben Barros Godoy discursa durante inauguração (Foto: Henrique Kawaminami)

Professor da Faeng (Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia) da UFMS, Ruben Barros Godoy, um dos responsáveis pelo projeto, ressalta que a pesquisa é o primeiro passo para viabilizar, com meios mais acessíveis, a adesão dos veículos elétricos. Outro ponto importante do estudo é avaliar a qualidade da energia elétrica da Capital. "Para saber se a rede elétrica de Campo Grande suporta estes carregamentos. A gente consegue hoje com esse posto começar a elaborar o impacto dessa energia futuramente”, completa.

Godoy explica que a transição de carros convencionais para carros híbridos e elétricos acontece de maneira gradativa. Primeiramente, ele cita a transição para os carros híbridos, cujo modelo mais barato custa em torno de R$ 130 mil. Já os elétricos, o modelo mais simples sai em torno de R$ 250 mil. "Também temos que pensar na manutenção e nas peças desses veículos. Aqui no Brasil não temos essas peças, e se um carro desse quebra, não temos ninguém para fazer a manutenção. Teria que importar", esclarece.

O reitor da UFMS, Marcelo Augusto Santos Turine, ressalta que mesmo os veículos híbridos são um investimento favorável à energia limpa e sustentável, além de poluir menos o planeta. Turine relembra que os prazos para que as empresas passem a produzir de maneira mais sustentável tem se esgotado, por conta da necessidade de um estilo de produção mais sustentável.

Não considero uma tendência, mas uma realidade. O uso de veículos não poluentes ainda é devagar, até que a tecnologia barateie. Por isso, [devemos] incentivar, com a troca de frota do Governo do Estado, Municipal, e até mesmo aqui da Universidade”, ressalta o reitor da UFMS, Marcelo Augusto Santos Turine.

Reitor da UFMS, Marcelo Turine discursou durante evento. (Foto: Henrique Kawaminami)
Reitor da UFMS, Marcelo Turine discursou durante evento. (Foto: Henrique Kawaminami)

O diretor-presidente do Detran (Departamento de Trânsito do Mato Grosso do Sul), Rudel Trindade, revela que a função do setor é oferecer apoio para que mais postos sejam instalados no Estado. O diretor afirma que algumas concessionárias de veículos e montadoras, que trabalham com modelos elétricos, já estão em contato com o governo buscando incentivo.

Segundo Trindade, o posto funciona como laboratório para os alunos envolvidos no projeto estudarem os avanços na área. Posteriormente, os dados poderão ser usados pelas empresas.

Trindade acredita que a adesão aos modelos elétricos será uma tendência para os próximos anos e revela que há planos para um segundo posto, que deverá ser inaugurado na sede do Detran, em Campo Grande, para atender os alunos da Uems (Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul) e um terceiro posto no Bioparque Pantanal, nos altos da Avenida Afonso Pena.

Sempre que houver incentivo, terá a redução de custo para o consumidor, e assim ele poderá escolher entre um veículo ou bicicleta elétrica, ou também o veículo híbrido. Por exemplo, os alunos futuramente poderão usar as bicicletas para se locomover aqui dentro da UFMS. Com o incentivo do posto, eles podem investir em suas bicicletas para andar de uma forma sustentável e bacana", afirma o diretor-presidente do Detran, Rudel Trindade.

Diretor-presidente do Detran, Rudel Trindade, durante evento de inauguração. (Foto: Henrique Kawaminami)
Diretor-presidente do Detran, Rudel Trindade, durante evento de inauguração. (Foto: Henrique Kawaminami)

Inciativa - Existem 20 bicicletas elétricas espalhadas pelo Campus da UFMS, que estão em fase de teste. As bicicletas ainda não estão liberadas pra todo mundo, somente para alunos selecionados, até que a instituição conclua as pesquisas.

Futuramente, a UFMS vai lançar um aplicativo para que os motoristas se cadastrem para abastecer no posto recém-inaugurado. Por enquanto, ao chegar no ponto de abastecimento, o dono do carro tem que se cadastrar pra utilizar.

Pontos de abastecimento - Campo Grande tem, pelo menos, 11 pontos de recarga gratuitos. Eles estão em shopping, hotel, hospital, salão de beleza, concessionárias e lojas que oferecem a carga de cortesia aos clientes para incentivar a adesão aos veículos. O gasto com cada quilômetro rodado é de cerca de R$ 0,06.

Bicicletas elétricas utilizadas em experimento científico (Foto: Henrique Kawaminami)
Bicicletas elétricas utilizadas em experimento científico (Foto: Henrique Kawaminami)


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