Primeiro posto para carros e bicicletas elétricos será inaugurado na segunda
Construído em parceria com o Detran-MS, Eletroposto terá recargas gratuitas
O primeiro Eletroposto de Mato Grosso do Sul será inaugurado na próxima segunda-feira (24), às 9h, na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). Carros e bicicletas elétricas poderão ser abastecidos no local, que foi desenvolvido por professores, técnicos e estudantes de engenharia elétrica.
Coordenado pelo professor Ruben Barros Godoy, o projeto contou com a parceria do Governo do Estado por meio do Detran MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul).
O eletroposto fica próximo ao complexo de piscinas da universidade, utiliza energia solar fotovoltaica e também é ligado à rede de distribuição da concessionária de energia elétrica que atende o Estado, a Energisa. A potência nominal é de 95 kW, o que permite uma recarga rápida, segundo o Detran.
O presidente do Detran MS, Rudel Espíndola Trindade Junior, explica que o projeto tem visão de futuro, bem como outros que o Governo do Estado desenvolve.
"O Governo do Estado tem também o projeto "MS Renovável", em que todos os órgãos estão focados na melhoria das diversidades de energia. O carro híbrido está vindo para ficar, já se nota na nossa frota uma participação expressiva e o Detran vai investir, com autorização do governador Eduardo Riedel, em novos eletropostos, porque vislumbramos com isso um futuro melhor de energia renovável, de economia e sustentabilidade na área de veículos", comenta Rudel.
Carros elétricos - O gasto com cada quilômetro rodado é de cerca de R$ 0,06 para veículos elétricos. Apesar da grande economia em relação aos carros convencionais, a Capital está "engatinhando" na transição para o uso de carros híbridos e elétricos.
Campo Grande tem, pelo menos, 11 pontos de recarga gratuitos, em shopping, hotel, hospital, salão de beleza, concessionárias e lojas que oferecem a carga de cortesia aos clientes para incentivar a adesão aos veículos.
Até março haviam registrados 271 veículos híbridos em Mato Grosso do Sul, segundo o Detran. Alguns híbridos não precisam de carregamento por tomada, mas os híbridos plug-in são modelos que têm plugs de tomada para carregar em casa ou em estações públicas de carregamento.