ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SÁBADO  18    CAMPO GRANDE 23º

Educação e Tecnologia

Alunos de MS ficam na média nacional, mas patinam nas séries iniciais

Ensino Médio e anos finais do Fundamental apresentam resultados satisfatórios, próximos ou acima do índice geral

Nyelder Rodrigues | 09/11/2020 18:15
Alunos de MS ficam na média nacional, mas patinam nas séries iniciais
Saeb é a nova forma do Governo Federal avaliar o ensino no Brasil (Foto: Divulgação/PMCG)

Os estudantes sul-mato-grossenses ainda 'patinam' nas séries iniciais do Ensino Fundamental, apontando resultados abaixo da média do país, conforme o ranking estadual do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), divulgado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

Contudo, o mesmo documento revela melhor desempenho nas séries finais do Ensino Médio e do próprio Ensino Fundamental, com os estudantes de Mato Grosso do Sul acima da média nacional na primeira faixa, e próximo dela na segunda.

A proficiência média de Mato Grosso do Sul na disciplina de matemática, segundo o Saeb, é de 733,48 para os estudantes do 2º ano do Nível Fundamental. A média nacional é de 750. Os alunos locais, nesse caso, estão à frente apenas de cinco estados: Amapá, Roraima, Tocantins, Maranhão e Rio Grande do Norte.

Na mesma série, mas em língua portuguesa, o desempenho aquém volta a se repetir, com os sul-mato-grossenses obtendo média 732,93, contra a média nacional de 750. Amapá, Pará, Tocantins, Maranhão, Rio Grande do Norte e Sergipe são os estados abaixo de MS.

Já no 5º ano do Ensino Fundamental, os sul-mato-grossenses apresentam leve melhora e ficam próximos da média nacional. Em língua portuguesa o índice local é de 213,1 (nacional 214,6), enquanto em matemática é de 224,7 (nacional 227,9). O líder em ambos é São Paulo, com respectivamente 229,3 e 254,4.

Alunos de MS ficam na média nacional, mas patinam nas séries iniciais
Resultados no Ensino Médio são melhores em Mato Grosso do Sul (Foto: Arquivo)

Nono ano - Para os estudantes do 9º ano, a média sul-mato-grossense em matemática é de 264, um ponto acima da nacional, enquanto na disciplina língua portuguesa o índice aferido pelo Saeb foi de 258,9 - a nacional é de 260,1. Contudo, medição mais ampla, Mato Grosso do Sul volta a ficar abaixo da média.

Quanto a amostra analisada em Ciências Humanas, os alunos locais ficam com 246,99, enquanto a média nacional é de 250. O líder do ranking é Santa Catarina, que apresentou 260,63 pontos, segundo o Saeb divulgado pelo Inep.

Já nas Ciências da Natureza, onde a média de 250 se repete, Mato Grosso do Sul fica com 251,05 pontos. O líder nessa área é o Distrito Federal, que somou 267,67 - seguido por Espírito Santos, com 265,34, e Santa Catarina, com 264,44.

Ensino Médio - Por fim, o Saeb traz dados referentes ao ano final do Ensino Médio - em alguns estados o 3º, em outros o 4º. A média nacional da avaliação de língua portuguesa foi 278,4, enquanto Mato Grosso do Sul apresentou 283 pontos.

Quanto a disciplina de matemática, o índice brasileiro de 277,3 também foi ultrapassado pelos estudantes sul-mato-grossenses, que atingiram a marca de 283,6. Analisando pela ótica nacional, houve evolução no Ensino Fundamental e retrocesso no médio.

Enquanto em 1995 a média registrada era de 290 para língua portuguesa no Ensino Médio (agora 278,4), a média para o mesmo ano em matemática era de 282 (agora 277,3). Os dados são referentes à 2019 e foram divulgados em setembro e novembro deste ano.

Nos siga no Google Notícias