ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, DOMINGO  12    CAMPO GRANDE 25º

Educação e Tecnologia

Alunos podem se matricular em cursos de ensino técnico até 4 de janeiro

A educação profissional está disponível a todos discentes da Rede Estadual de Ensino

Natália Olliver | 27/12/2022 13:19
Alunos podem se matricular em cursos de ensino técnico até 4 de janeiro

Os alunos da REE (Rede Estadual de Ensino) podem se matricular no curso de Educação Profissional e Tecnologia (EPT) até o dia 4 de janeiro. As vagas são disponíveis aos discentes do Ensino Médio e o curso pode ser realizado de maneira integrada ao período escolar, simultânea ou após.

O curso se tornou uma opção no Ensino Médio em 2022 e tem sido o desejo de muitos estudantes da rede que almejam se preparar para o mercado de trabalho já no período escolar. Ao todo, são 240 mil vagas disponíveis para Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Profissional, entre outros, nas 348 unidades escolares, localizadas nos 79 municípios do Estado.

Ofertas - As pré-matrículas para o Ensino Médio podem ser realizadas pessoalmente na Central de Matrículas, localizada na Rua Joaquim Murtinho, em Campo Grande, ou no Portal Matrícula Digital. No site também é possível conferir onde os cursos são oferecidos na REE.

Os interessados devem acessar o portal e clicar na aba “Consulta cursos/unidade escolar”, localizada na parte superior da página. No campo será necessário selecionar a oferta desejada e o município.

Novidades - Além do curso, o Estado também oferece vagas para a formação técnica articulada ao EJA (Educação de Jovens e Adultos). De acordo com o Governo Estadual, uma das novidades para o próximo ano é o projeto piloto EJA Qualifica, que fará parte da grade curricular do Ensino Médio para jovens e adultos inserindo também a educação profissional voltada para cursos na área de gestão de negócios.

O projeto foi aprovado em 2022 e será implementado em 11 municípios urbanos e 5 escolas indígenas.

Com o avanço, Mato Grosso do Sul terá batido a meta prevista para 2024 de oferta de ensino profissional aos estudantes. Todos os 79 municípios irão disponibilizar a EPT, o que significa a universalização do ensino técnico no Estado.

Em 2021, o Estado registrou 6.749 matrículas (32%), da oferta de matrículas da EPTNM (Educação Profissional e Tecnológica de Nível Médio). Os dados são do Censo Escolar 2021 e INEP 2022.

Nos siga no Google Notícias