App de nutrição busca equilibrar alimentação da rede pública
Fruto de pesquisa da UFMS, ferramenta de nutrição pode ser acessada gratuitamente
Resultado de uma pesquisa feita pelo mestre e nutricionista Gabriel Delmondes, da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, o aplicativo "Nutriação de Bolso" foi lançado nesta sexta-feira (11). Com objetivo de ajudar no atendimento de pacientes e orientar diante a alimentação no estado, a ferramenta será utilizada por profissionais de saúde na rede pública.
De acordo com a nota enviada à imprensa, o aplicativo é composto por conteúdos voltados para a orientação de profissionais da APS (Atenção Primária à Saúde) quanto a organização dos cuidados em alimentação e nutrição no dia a dia do serviço, inspirado no documento matriz para Organização dos Cuidados em Alimentação e Nutrição na APS, do Ministério da Saúde.
“A equipe do OCCA (Observatório de Condições Crônicas e Alimentação) viu grande potencial no ‘Nutriação de Bolso’ desde o início de seu desenvolvimento, por ser uma ferramenta realmente prática e objetiva para profissionais da APS. Recebemos feedbacks positivos quanto a sua usabilidade e conteúdo, o que possibilita sua validação e aperfeiçoamento. Então, acredito que terá impacto positivo no combate a doenças crônicas por meio das ações de alimentação e nutrição, além da organização do cuidado”, conta Gabriel.
O web app apresenta orientações ao profissional desde ações de promoção da saúde, prevenção de doenças e agravos e manejo do cuidado como diagnóstico, intervenções medicamentosas e não medicamentosas.
A nutricionista do município de Deodápolis, Karoline Omizolo de Souza, já teve a oportunidade de testar o web app e aprovou. “O aplicativo será de grande valia para a utilização nos atendimentos e também para capacitarmos a nossa equipe. Então termos essas informações de maneira sistematizada e resumida será muito importante para o nosso atendimento no dia a dia”, enfatiza.
Clique aqui e acesse o aplicativo gratuito.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.