Atenção participante de MS! Portões dos locais do Enem abrem às 11h
Quem não participou do primeiro dia de provas pode comparecer normalmente ao segundo
Neste domingo (10), milhões de candidatos comparecem ao segundo dia do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio)2024 para resolver questões de Ciências da Natureza e Matemática. Os portões serão abertos às 11h e fechados às 12h (no horário de MS), e o início das provas está marcado para as 12h30, com encerramento às 17h30, meia hora mais cedo em comparação ao primeiro dia de exame.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
No último domingo, milhões de candidatos participaram do segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, focando em Ciências da Natureza e Matemática. Os portões abriram às 11h e o exame começou às 12h30, com a possibilidade de reaplicação para quem faltou no primeiro dia. Documentos digitais são aceitos, mas o Boletim de Ocorrência não é válido em caso de perda de documentos físicos. O Enem, principal acesso ao ensino superior público no Brasil, teve mais de 4,3 milhões de inscritos, com um aumento na participação de estudantes da rede pública. Os gabaritos e cadernos de questões estarão disponíveis até 20 de novembro.
Quem não participou do primeiro dia de provas pode comparecer normalmente ao segundo. Para aqueles que faltaram no primeiro dia por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas, será possível solicitar a reaplicação dessa etapa entre os dias 11 e 15 de novembro, por meio da Página do Participante. No entanto, a autorização será concedida somente para casos previstos no edital.
Os documentos digitais, como a Carteira de Identidade Nacional (CIN) e outros documentos digitais como e-Título, CNH e RG, podem ser apresentados pelo aplicativo Gov.br. Em caso de perda do documento físico, o Boletim de Ocorrência (B.O.) não será aceito como comprovante.
Para a realização das provas, é necessário utilizar caneta esferográfica de tinta preta e de material transparente. Participantes com transtorno do espectro autista podem usar caneta de tinta colorida, porém o Cartão-Resposta deve ser preenchido exclusivamente com caneta preta.
Equipamentos eletrônicos devem ser guardados, desligados, no envelope porta-objetos que é entregue na entrada do local de prova e devem permanecer debaixo da carteira. Óculos escuros, bonés, viseiras e outros itens também devem ser guardados, para evitar qualquer suspeita de tentativa de fraude. Lanches são permitidos, mas passam por vistoria antes de o participante entrar na sala.
O Enem é o principal meio de acesso ao ensino superior público no Brasil, com programas como o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), o Programa Universidade para Todos e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O exame também é aceito por instituições de ensino superior em Portugal.
Neste ano, o Enem teve mais de 4,3 milhões de inscritos, e 73,4% compareceram no primeiro dia de provas, um aumento de 1,5% em relação a 2023. Além disso, a participação de concluintes do ensino médio da rede pública cresceu 36%, com destaque para 14 unidades federativas onde 100% dos concluintes se inscreveram. "Ampliamos muito a participação dos estudantes matriculados no terceiro ano, e muitos estados registraram aumento significativo nas inscrições", afirmou o ministro da Educação, Camilo Santana.
Os gabaritos oficiais e os cadernos de questões do Enem 2024 serão disponibilizados no portal do Inep até 20 de novembro.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.