ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUINTA  23    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Em MS, 14 mil inscritos faltaram ao 1º dia de provas do Enem

Prazo para solicitar reaplicação da prova será entre 11 e 15 de novembro

Por Anahi Zurutuza | 07/11/2024 18:49
Em MS, 14 mil inscritos faltaram ao 1º dia de provas do Enem
Candidata corre para não perder prova no domingo (3) (Foto: Osmar Veiga/Arquivo)

Em Mato Grosso do Sul, 14,7 mil inscritos deixaram de comparecer ao primeiro dia de provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), no último domingo (3). A abstenção ficou em 28,8%, conforme divulgado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), um pouco acima do percentual nacional, de 26,5%.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

No Mato Grosso do Sul, 14,7 mil candidatos faltaram ao primeiro dia do Enem, resultando em uma taxa de abstenção de 28,8%, ligeiramente superior à média nacional. Candidatos que perderam as provas devido a problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas podem solicitar reaplicação entre 11 e 15 de novembro. Os inscritos que fizeram a primeira etapa no dia 3 farão as provas de Ciências da Natureza e Matemática no dia 10 de novembro.

No Estado, eram 51.199 candidatos cadastrados dos 4.325.960 que estavam inscritos no Brasil para fazer a prova.

Quem perdeu os testes de Linguagens, Códigos e Ciências Humanas e suas Tecnologias ou, porventura, perder as provas do próximo domingo, dia 10, tem prazo para solicitar a reaplicação do exame. Os participantes prejudicados por problemas logísticos ou que contraíram doenças infectocontagiosas (condições previstas no edital) têm de fazer a solicitação entre 11 e 15 de novembro, pela Página do Participante. Estes estudantes farão as provas nos dias 10 e 11 de dezembro.

No próximo domingo, 10 de novembro, os inscritos que passaram pela primeira etapa no dia 3, responderão a questões de Ciências da Natureza e Matemática e suas tecnologias.

Quem pode pedir a reaplicação – No caso de problemas de infraestrutura e logística, são consideradas situações como: falta de energia elétrica no local da prova (quando não há luz natural suficiente), desastres naturais que comprometam a infraestrutura e erros de aplicação que prejudiquem o participante. Em tais casos, o inscrito deve comparecer normalmente ao segundo dia de prova e, se necessário, pode solicitar a reaplicação apenas do primeiro dia afetado.

Também têm direito à reaplicação aqueles que apresentarem sintomas de doenças infectocontagiosas listadas no edital, como tuberculose, coqueluche, difteria, doença meningocócica, varíola, varíola dos macacos (monkeypox), influenza humana A e B, poliomielite, sarampo, rubéola, varicela e covid-19.

Nos casos de doenças infectocontagiosas, os pedidos de reaplicação devem ser acompanhados por documentos comprobatórios, que serão analisados pelo Inep individualmente. Em relação aos problemas logísticos, o instituto avaliará as solicitações de acordo com as intercorrências registradas.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias