Primeiros a sair, veteranos no Enem consideram prova fácil
A reportagem falou com alguns que terminaram por volta das 15h30 de hoje (3), na Uniderp
Candidatos que fizeram Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) neste domingo (3) e foram alguns dos primeiros a terminar e sair de um dos locais de prova mais lotados na Capital, a Uniderp, disseram que a prova estava fácil.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Candidatos que realizaram o Enem neste domingo (3) em Campo Grande, MS, avaliaram a prova de forma diversa. Veteranos, como Amanda Vieira, Ana Clara Reis e Patrícia Novaes, que realizaram o exame em anos anteriores, consideraram a prova mais fácil que em edições passadas. Já Débora Vitória Alves, que realizou o Enem pela primeira vez, achou a prova difícil, com questões confusas e pegadinhas. A maioria dos candidatos se mostrou mais tranquila em relação à segunda etapa do exame, que ocorrerá no próximo domingo (10), e aborda conhecimentos em Ciências Exatas.
Pelo menos, é o que pensam os veteranos no exame que a reportagem conversou por volta das 15h30. Amanda Vieira da Gama, 21, refez a prova para passar em Medicina e é um deles.
"Fácil em comparação a 2023. As questões já iam revelando o tema da redação", comentou.
Ana Clara Reis, 30, é técnica em estatística e resolveu tentar o Enem novamente mirando em cursar Ciências Contábeis.
A candidata compara a prova de hoje com as que fez em 2011, 2012 e 2018. "Achei mais fácil. Foi a primeira vez que saí cedo. E o segundo dia deve ser até mais tranquilo porque só a primeira prova tem redação", afirma. Ela se refere à prova do próximo domingo (10), que irá cobrar conhecimentos em Ciências Exatas.
A parte mais difícil para Ana Clara foi se preparar. "Estou fora da sala de aula há um tempo. Consegui estudar por conta, mas não foi fácil a preparação", conta.
Outra candidata experiente é Patrícia Novaes, 20. É o terceiro ano que ela tenta passar em Direito.
"Foi bem de boa, mais fácil que as anteriores que eu fiz. Consegui desenvolver bem o tema da redação. Teve perguntas difíceis, mas faz parte", diz. A expectativa dela também é de tranquilidade para o domingo que vem.
Victor Hugo de Oliveira, 19, concorda com as colegas candidatas. Ele quer fazer Psicologia e achou a primeira prova fácil. Só não está tão confiante com relação à segunda etapa do exame. "Eu não sou tão bom em Exatas", afirma.
Novata - Já Débora Vitória Alves, 18, fez o Enem pela primeira vez em busca da aprovação em Nutrição. Ela achou difícil.
"Muitas perguntas confundiam e eram pegadinhas. Quem não se concentrou, poderia errar facilmente", fala.
Candidatos continuam nos locais de prova. A aplicação se encerra às 17h30 (horário de Mato Grosso do Sul).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.