ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, SÁBADO  28    CAMPO GRANDE 25º

Educação e Tecnologia

CNJ abre inscrições para bolsas de R$ 3 mil destinadas a negros e indígenas

Bolsas serão destinadas a candidatos indígenas e negros que pretendem ingressar na carreira da magistratura

Por Mylena Fraiha | 01/09/2024 08:42
Fachada da Sede do CNJ, em Brasília (Foto: Lucas Castor/Agência CNJ)
Fachada da Sede do CNJ, em Brasília (Foto: Lucas Castor/Agência CNJ)

CNJ (Conselho Nacional de Justiça), em parceria com a FGV Direito SP, abriu inscrições para a seleção de candidatos interessados nas bolsas do Programa CNJ de Ações Afirmativas para Ingresso na Magistratura. Inscrições estão abertas até o dia 29 de setembro de 2024.

O programa tem como objetivo apoiar e promover a inclusão de pessoas negras e indígenas, com ou sem deficiência, com objetivo de aumentar a diversidade étnico-racial na magistratura brasileira.

A iniciativa oferece duas modalidades de bolsas: a bolsa preparatória e a bolsa de manutenção. A bolsa preparatória oferece vagas para até 880 pessoas em cursos preparatórios para a carreira da magistratura.

Já a segunda modalidade destina-se a até 100 beneficiários, com um valor de R$ 3.000,00 por mês para cada pessoa. Os cursos são vinculados ao Programa CNJ de Ação Afirmativa e selecionados por edital, que foi publicado na última sexta-feira (30), que pode ser acessado por meio deste link.

Inscrições - Os candidatos podem concorrer a ambas as modalidades, desde que atendam aos seguintes critérios: Ser negro ou indígena, com ou sem deficiência, conforme declarações avaliadas por tribunais estaduais, de acordo com o Edital nº 01/2024 ENAM (Exame Nacional da Magistratura); estar habilitado pelo ENAM; e ter interesse em participar de concursos públicos para a carreira da magistratura em todo o território nacional.

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente por meio de um formulário on-line, disponível até 29 de setembro de 2024 (horário de Brasília), por meio deste link.

Além disso, é necessário enviar a documentação oficial que comprove a declaração étnico-racial, a condição de pessoa com deficiência (se for o caso), e o comprovante de isenção da taxa para o e-mail: njrd.cnj.direitosp@fgv.br, até a mesma data.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias