Congresso ofertará 83 palestras e minicursos para estudantes da rede estadual
O evento acontecerá entre os dias 4, 5 e 6 de setembro, na Escola Estadual Aracy Eudociak, em Campo Grande
Em sua segunda edição, o Congresso Brasilidades irá ofertar 83 palestras e minicursos para estudantes da rede estadual da Capital. O evento acontecerá entre os dias 4, 5 e 6 de setembro, na Escola Estadual Aracy Eudociak, localizada no bairro Tijuca, em Campo Grande.
Com o tema "Novos Caminhos para uma Educação Pública de Qualidade", o congresso científico se insere de forma integral no Projeto Político Pedagógico da instituição, tendo como principal objetivo proporcionar experiências acadêmicas enriquecedoras para os estudantes da Educação Básica.
De acordo com o coordenador pedagógico da escola e um dos organizadores do evento, Maikel da Silva Ferreira Luiz, o Congresso Brasilidades tem sido um marco na comunidade educativa desde o ano de 2022.
Segundo ele, neste ano, o evento conta com colaborações de variados órgãos públicos e instituições, estabelecendo uma abordagem interdisciplinar que visa enriquecer os horizontes educacionais dos participantes.
"É o segundo ano consecutivo que realizamos o evento. E nós realizamos na forma de um congresso, já que temos buscado parcerias externas à nossa escola. Contamos com a participação de diversos palestrantes provenientes de universidades, como a UCDB, Anhanguera, Unicesumar e a UEMS", explica Maikel.
Palestras - De acordo com a organização do evento, mais de 70 palestrantes e oficineiros conduzirão sessões sobre temas variados, abordando desde questões científicas, culturais, sociais e éticos relevantes para a formação dos estudantes.
Além disso, o encontro deste ano está alinhado aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), definidos pelas Nações Unidas como metas globais a serem atingidas até 2030.
Uma das palestrantes será com a assessora de Projetos Especiais de Comunicação e Parcerias Institucionais das Nações Unidas, Ana Rosa Reis, que abordará a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas).
O congresso também contará com a presença de palestrantes de renome, incluindo representantes da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), Embrapa Gado de Corte, Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Tribunal de Justiça, Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul e o Tribunal Regional do Trabalho.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.