ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEXTA  22    CAMPO GRANDE 25º

Educação e Tecnologia

Curso inédito no Estado coloca jovem no papel de “líder” nas escolas

Teatro Glauce Rocha recebeu alunos de 79 municípios e governador Eduardo Riedel nesta terça-feira (13)

Por Jéssica Fernandes | 13/08/2024 12:44
Governador Eduardo Riedel participou de roda de conversa com alunos da REE. (Foto: Jéssica Fernandes)
Governador Eduardo Riedel participou de roda de conversa com alunos da REE. (Foto: Jéssica Fernandes)

O Teatro Glauce Rocha serviu de ponto de encontro para 337 grêmios estudantis de escolas da REE (Rede Estadual de Ensino) nesta terça-feira (13). Após três meses do curso “Cidadania Ativa”, alunos da Capital e de outros 78 municípios receberam o certificado que é voltado para uma formação ativa e democrática deles junto à gestão escolar e à comunidade.

O curso realizado pela SEC (Secretaria de Estado da Cidadania) é inédito em Mato Grosso do Sul. As aulas começaram em maio envolvendo apenas os estudantes que fazem parte do grêmio estudantil das escolas que os elegeram em abril deste ano. A iniciativa também teve apoio da SED (Secretaria de Educação) e Fadeb (Fundação de Apoio e Desenvolvimento à Educação Básica de Mato Grosso do Sul).

O subsecretário de Políticas Públicas para Juventude, Jessé Cruz, explica que o curso “Cidadania Ativa” é um projeto que surgiu para potencializar a voz dos jovens e os ensinar de que forma eles podem ser ouvidos.

Jessé Cruz fala que curso surgiu para potencializar a voz dos jovens. (Foto: Jéssica Fernandes)
Jessé Cruz fala que curso surgiu para potencializar a voz dos jovens. (Foto: Jéssica Fernandes)

“O jovem tem voz e precisa ser ouvido, então é muito importante dar essa voz. Acompanhado dessa voz o jovem também precisa desse processo formativo. Pensamos em capacitá-los, orientá-los e também permitir o acesso para eles desenvolverem ações não só para si, mas para a juventude que estão inseridos”, fala.

De maio a julho, os jovens foram apresentados a temas como: “O que é ser um cidadão ativo”, “A legislação e o papel do grêmio estudantil na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva”. Para completar, os alunos aprenderam sobre protagonismo juvenil e bem-estar emocional.

Nesse contexto, Jessé explica que a formação também veio para mostrar como cada aluno que compõem o grêmio estudantil tem o papel de pensar no coletivo saindo da “narrativa do eu centralizado” e contribuindo com ações para a comunidade escolar.

Professora Angelina Libório participou do evento com a aluna Rafaella. (Foto: Jéssica Fernandes)
Professora Angelina Libório participou do evento com a aluna Rafaella. (Foto: Jéssica Fernandes)

“O grêmio estudantil é um movimento muito importante. Ele tem esse papel de ser a voz e pensar ações junto com a gestão escolar, a comunidade. O papel do grêmio é essa representação da voz de todos os estudantes”, afirma.

Professora na Escola Estadual 26 De Agosto, Angelina Libório, participou do evento de hoje acompanhando a aluna Rafaella Medeiros, de 15 anos, que faz parte do grêmio estudantil. A professora relata que com a criação do grêmio os demais alunos da escola começaram a ser participativos no cotidiano escolar. “É bom porque eles se movem dentro da escola e começam a mover  os outros estudantes. Como eles são a voz, os outros têm ideias e o grêmio organiza”, diz.

Angelina cita que a mobilização do grêmio rendeu ações que envolveram não só a escola, mas a vizinhança no geral. “Teve uma campanha para o Rio Grande do Sul que o grêmio se uniu e arrecadou as coisas, foram na comunidade. A vizinhança começou a levar as coisas para a escola para poder doar e tudo isso foi o grêmio que mexeu”, completa.

Alunos da REE ocuparam Teatro Glauce Rocha na conclusão do curso. (Foto: Jéssica Fernandes)
Alunos da REE ocuparam Teatro Glauce Rocha na conclusão do curso. (Foto: Jéssica Fernandes)

Presidente do grêmio estudantil da Escola Estadual Júlia Gonçalves Passarinho de Corumbá, Rafaela Aparecida Valentim Silva, de 17 anos, comenta que vê com extrema importância o papel que desempenha.

“Além de dar voz aos meus entendimentos e conceitos, eu posso dar voz a todos os alunos da escola. É tanto para questões de dentro de sala, melhorias que a gente pode ter, então representar todo um grupo é muito importante”, destaca.

Esse envolvimento dos estudantes é um dos principais objetivos que levou à realização do curso. A diretora-presidente da Fadeb, Maria Cecília Amendola da Motta ressalta que houve um tempo em que os jovens não tinham espaço para questionar e reivindicar. A parceria com o Governo do Estado, segundo ela, é para manter e formar jovens participativos.

“Há 10 anos estamos resgatando o grêmio estudantil, a liderança, o protagonismo do jovem. Agora tivemos a ideia de retomar junto com o Estado, a SEC. Estamos muito felizes porque temos que dar voz aos jovens”, frisa.

No palco, Eduardo Riedel respondeu perguntas dos representantes do grêmio estudantil. (Foto: Matheus Carvalho)
No palco, Eduardo Riedel respondeu perguntas dos representantes do grêmio estudantil. (Foto: Matheus Carvalho)

De líder para líder - A programação de hoje no Teatro Glauce Rocha, na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), contou com a roda de conversa “De líder para líder”. No palco, 10 alunos que representam grêmios estudantis de diferentes escolas conversaram com o governador Eduardo Riedel (PSDB).

O governador respondeu diferentes questionamentos apresentados pelos estudantes que vieram do interior do Estado. As perguntas se voltaram para diferentes temas, sendo alguns deles a educação como preparação para mercado de trabalho, atuação do governo estadual para melhorar o acesso a tecnologia nas escolas e até perguntas mais pessoais ao governador sobre como lidar com a pressão política e administrar a vida pessoal enquanto administra o Estado.

Riedel falou que um dos principais desafios da educação é acompanhar as transformações tecnológicas. “O desafio é conseguir se transformar na velocidade das mudanças. Nos últimos 20 anos vimos uma mudança completa nas nossas vidas”, fala.

Governador entrega certificado para estudante que participou do curso. (Foto: Jéssica Fernandes)
Governador entrega certificado para estudante que participou do curso. (Foto: Jéssica Fernandes)

O governador ainda explicou que é preciso investir em infraestrutura e inteligência para avançar. “MS se propôs a atacar esse problema da infra estrutura e até o fim deste ano todas as escolas vão estar conectadas via fibra óptica”. Segundo ele, o estado investiu R$1 bi em 7 mil quilômetros de fibra óptica.

No encerramento, o governador agradeceu a conversa e ressaltou que os jovens presentes são responsáveis pelo futuro. “Fica uma mensagem de que a gente está cheio de liderança. Essas lideranças são portadoras de um futuro [...] vocês são encarregados de construir essas pontes e essas responsabilidades. Nossa tarefa é proporcionar o ambiente e condição para que floresça uma nova visão das coisas. Em tempos de discussões pouco aprofundadas vocês estão dando uma aula de como se busca e debate conhecimento”, pontua.

Após a conversa, o governador fez uma entrega simbólica dos certificados do curso “Cidadania Ativa” para os 10 alunos.

Na Rede Estadual de Ensino, os 337 grêmios estudantis são compostos, cada um por, por uma chapa que tem em média 14 cargos. Os cargos representam setores como cultura, esporte, educação e administração.

*Colaborou Fernanda Palheta

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias