Empresas que ligam mais de 10 mil vezes diárias terão prefixo obrigatório
Medida já era válida para empresas de telemarketing e televendas desde 2022 e visa facilitar a identificação
Empresas que realizam mais de 10 mil chamadas por dia terão de adotar o prefixo obrigatório "0303" a partir de 5 de janeiro de 2025. A medida já era válida para empresas de telemarketing desde março de 2022. As empresas que não se adequarem às regras terão suas chamadas bloqueadas.
Conforme a Anatel (Agência Nacional e Telecomunicações), a ampliação das regras irá melhorar a experiência do consumidor. Segundo a agência, a medida abrange empresas ou entidades responsáveis por grandes volumes de chamadas.
O órgão realizou um estudo que identificou que a grande quantidade de telefonemas é realizado por poucas empresas, que "usam as redes de maneira desordenada, e se aproveitam do anonimato para insistir com chamadas indesejadas".
Segundo a agência, empresas de telecomunicação deverão monitorar e identificar os responsáveis pelo volume intenso de chamadas, e estes terão 60 dias para se adequarem. O ato prevê, também, o controle de números de celulares que realizam grande números de chamadas.
O prefixo "0303" tem o objetivo de facilitar aos usuários identificarem esse tipo de ligação e decidir se vão aceitar a chamada, e facilita a fiscalização da Anatel.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.