ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUINTA  09    CAMPO GRANDE 32º

Educação e Tecnologia

Estreantes do Passe compartilham nervosismo e expectativa na UFMS

Passe UFMS é destinado aos candidatos que ainda estão cursando o ensino médio

Por Fernanda Palheta e Bruna Marques | 08/12/2024 08:31
Estreantes do Passe compartilham nervosismo e expectativa na UFMS
Estudantes chegando ao local de prova do vestibular seriado da UFMS na Cidade Universitária (Foto: Paulo Francis)

Estreantes do vestibular seriado da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), os estudantes do primeiro ano do ensino médio inscritos no Passe chegaram para o exame, neste domingo (7), convivendo com o nervosismo e já pensando no futuro.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Estudantes do primeiro ano do ensino médio realizaram a primeira etapa do vestibular seriado da UFMS, demonstrando nervosismo e expectativa quanto ao futuro. Alguns já possuem curso definido, como medicina, enquanto outros ainda estão indecisos. Pais também acompanharam os filhos, oferecendo apoio. A prova, com duração de cinco horas, contou com 60 questões objetivas e redação para a terceira etapa, ocorrendo sem grandes problemas de trânsito.

A estudante Lara Gabrielly Claudino Dias, de 16 anos, inscrita na primeira etapa da prova, vê o vestibular como uma garantia. "Estou bem ansiosa, espero ir bem na prova para garantir bons pontos, é uma experiência nova", detalhou.

Estreantes do Passe compartilham nervosismo e expectativa na UFMS
Estudante Lara Gabrielly Claudino Dias, de 16 anos, fará a primeira etapa do vestibular seriado este ano (Foto: Paulo Francis)

Terminando o primeiro ano do ensino médio, ela já sabe o curso que irá escolher quando finalizar a terceira etapa: medicina. "Acho que ele nos dá garantia de conseguir entrar na universidade e cursarmos o que sempre sonhamos e isso é muito importante para o nosso futuro", finalizou.

Quem também está ansiosa é a estudante do primeiro ano no ensino médio, Jhulie Cance Silva da Silva, de 15 anos, que viajou de Nova Alvorada para fazer a prova. "Estou nervosa, mas me sinto preparada. Não estudei, mas vim para ver como vai ser", afirmou. Ela ainda não decidiu o curso que irá prestar quando terminar o vestibular seriado.

Para apoiar a filha Jhulie, a manicure Maria das Graças, de 40 anos, fez questão de acompanhar a prova. As duas viajaram de carro e chegaram a Campo Grande às 6h50. "Acho importante acompanhar para dar apoio e acredito que comigo aqui, ela se sinta mais segura e confiante", relatou.

Estreantes do Passe compartilham nervosismo e expectativa na UFMS
Maria das Graças (esq) foi dar apoio para a filha, Jhulie (Foto: Paulo Francis)

Os portões dos locais de prova foram abertos às 7h, e as provas tiveram início às 8h. Os estudantes terão cinco horas para responder 60 questões objetivas de múltipla escolha. Já os candidatos da terceira etapa também terão que realizar uma redação. A prova termina às 13h, no horário de Mato Grosso do Sul.

Apesar de uma fila de carros na entrada da universidade, o trânsito ao redor do câmpus fluiu bem e sem congestionamento. Equipes da Fapec e da UFMS estão no local orientando os pais e alunos sobre os locais de prova.

O Passe é um processo seletivo destinado aos candidatos que ainda estão cursando ensino médio e desejam ingressar na instituição por meio de avaliações seriadas, ou seja, realizadas ao final de cada ano letivo, com conteúdos específicos referentes ao período (1ª, 2ª e 3ª fase). A escolha do curso só ocorre no último ano.


Estreantes do Passe compartilham nervosismo e expectativa na UFMS
Mesmo com fila de carros, não houve congestinamento no Campus da UFMS (Foto; Paulo Francis)

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias