Google adianta fim de sua rede social, mas (quase) ninguém está ligando
O Google+ deve ser desativado no dia 2 de abril e os usuários podem fazer o download e salvar o conteúdo
O Google+ chegou a ser aclamado como a rede social que iria bombar, depois do Facebook, mas o sucesso nunca chegou. Depois de 7 anos, a empresa anuncia o fim de mais uma de suas iniciativas, que via acontecer no dia 2 de abril.
Pode ser que alguns não saibam, mas praticamente todos os usuários do GMail tem uma conta do Google+, devido a facilidade da sua criação através do serviço de email do Google. Entretanto usá-la é uma coisa bem diferente e este foi um dos motivos que levou a empresa de tecnologia desistir de sua rede social.
“Embora nossas equipes de engenharia tenham dedicado muito esforço e dedicação à criação do Google+ ao longo dos anos, ela não alcançou ampla adoção de consumidores ou desenvolvedores e viu uma interação limitada do usuário com aplicativos . Atualmente, a versão do consumidor do Google+ tem baixo uso e engajamento: 90% das sessões dos usuários do Google+ são menos de cinco segundos”, anunciou a empresa em comunicado de outubro do ano passado.
À época, a intenção era finalizar o serviço apenas em agosto de 2019, porém a empresa decidiu adiantar a data depois que uma falha de segurança expôs dados de cerca de 500 mil usuários. Devido ao bug, dados de campos do perfil eram compartilhados com usuários, mesmo em perfis não marcados como públicos.
“Com a descoberta desse novo bug, decidimos agilizar o encerramento de todas as APIs do Google+. Isso ocorrerá nos próximos 90 dias. Além disso, também decidimos acelerar o término do Google+ de agosto de 2019 para abril de 2019. Embora reconheçamos que há implicações para os desenvolvedores, queremos garantir a proteção de nossos usuários”, disse nota divulgada em dezembro.
Todos que têm uma conta do Google+ ou gerenciam uma página na rede social receberam um email informativo da Google. Nele, o usuário é instruído, entre outras coisas, a como fazer o download e salvar o conteúdo compartilhado. Para saber como proceder, clique aqui.
O Google+ deve se tornar uma rede social corporativa, para interação entre funcionários de empresas.