Inscrições para o Sisu se encerram às 22h59 deste domingo
Candidatos devem se inscrever pela página do participante
As inscrições para o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) terminam neste domingo às 22h59 (no horário de Mato Grosso do Sul) . A data final de inscrições seria na sexta-feira (24), mas em decorrência das inconsistências na correção das provas do Enem, o MEC (Ministério da Educação) decidiu dar mais tempo aos estudantes, para evitar prejuízos.
O Sisu é a principal maneira de acessar o ensino superior público com a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Para participar da seleção, o candidato não pode ter zerado a redação na edição de 2019 do exame. Neste semestre, são 237.128 vagas em 128 instituições de ensino superior públicas de todo o país. A inscrição é gratuita e deve ser feita na página do participante.
Segundo o MEC, no momento da inscrição o candidato deve escolher até duas opções de cursos ofertados pelas instituições participantes, e o sistema seleciona os mais bem classificados em cada curso, de acordo com as notas no Enem e eventuais ponderações, como pesos atribuídos às notas ou bônus. Caso o desempenho do candidato permita o ingresso nos dois cursos, prevalecerá a primeira opção, com apenas uma chamada para matrícula.
Os resultados das inscrições do Sisu serão divulgados no dia 28 de janeiro. A partir do resultado, a matrícula ou o registro acadêmico nas instituições participantes devem ser feitos até o dia 4 de fevereiro. O lançamento da ocupação das vagas pelas instituições participantes será até 7 de fevereiro, e a manifestação de interesse para constar na lista de espera é até as 23h59 de 4 de fevereiro.
O que é o Sisu - O Sisu é uma das formas de ingresso na educação superior com a nota do Enem. Trata-se do sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a participantes do exame. Quem não conseguir uma vaga pelo Sisu, pode tentar uma vaga pelos vestibulares tradicionais.
Há ainda o Poruni (Programa Universidade para Todos), que oferta bolsas integrais e parciais, de 50%, em instituições privadas; o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) e o P-Fies (Programa de Financiamento Estudantil), para financiar o valor da graduação.