ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SÁBADO  11    CAMPO GRANDE 28º

Educação e Tecnologia

Jogo feito por estudantes de Campo Grande recebe prêmio nacional

“Sustenpata” ficou em primeiro lugar no desafio promovido pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico

Guilherme Correia | 10/08/2023 17:59
Jogo feito por estudantes de Campo Grande recebe prêmio nacional
Tela inicial do jogo sendo exibida durante transmissão de divulgação do resultado (Foto: Reprodução)

Jogo eletrônico elaborado por equipe de Campo Grande foi premiado na primeira edição do GamethONS, desafio tecnológico direcionado a estudantes e professores do ensino médio de escolas públicas de todo o Brasil, promovido pelo ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico).

Os alunos Marcos Paulo Ferreira, de 18 anos, e Murilo Melgarejo, de 17 anos, sob docência do professor Alexandre Soares da Silva, estiveram envolvidos. Eles são estudantes do curso técnico em Informática do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) e estão no terceiro ano do Ensino Médio.

Ao Campo Grande News, Alexandre explica que os alunos procuraram a coordenação do curso para realizar o projeto e foram orientados a procurar o docente. “O projeto levou aproximadamente três meses entre mentorias sobre sustentabilidade, meio ambiente e algumas questões técnicas que eles divulgaram para a gente, além do desenvolvimento em si”.

“Eu já tinha a ideia de participar, mas não tinha selecionado nenhum estudante. Os dois estudantes, o Marcos e Murilo, viram também a área do concurso, conversaram na coordenação do curso e disseram para falarem comigo, que eu provavelmente iria fazer alguma proposta para participar do concurso”.

Jogo feito por estudantes de Campo Grande recebe prêmio nacional
Transmissão da divulgação do resultado; na foto, o professor (de azul) e os alunos (de uniforme branco) (Foto: Reprodução)

O professor relata que os estudantes logo se comprometeram integralmente ao desenvolvimento do jogo “Sustenpata Uma Aventura Eletrizante”, que pode ser jogado gratuitamente neste link. “A importância para os estudantes é tremenda, porque o desenvolvimento do artefato de software - o jogo em si - demanda muito da parte técnica, criativa e da informática que é o curso que eles estão fazendo”.

“Como eles são estudantes de Ensino Médio, também ajuda muito no desenvolvimento do pensamento, como eles ainda estão numa fase de formação. Eles puderam aprender muito sobre questões de sustentabilidade, energia e além de desenvolver a parte técnica que eles aprendem na escola”, disse o professor.

A experiência do game funciona por meio de diálogos interativos dos personagens que fazem referências a elementos da cultura pop e com bom humor. Os jogadores têm de realizar escolhas durante o jogo, com respostas certas e erradas, e neste caminho, acabam por obter diversos conhecimentos, já que o projeto tem caráter educativo.

A iniciativa - O GamethONS recebeu 122 inscrições de equipes de 49 cidades de 14 estados brasileiros, de todas as regiões do país. No final, foram selecionados 31 jogos para avaliação.

Na avaliação dele, o jogo classificado em primeiro lugar, o Sustenpata, “conseguiu juntar, surpreendentemente, vários elementos: sistema elétrico, eficiência energética e sustentabilidade”.

O projeto foi lançado em março deste ano e contou com apoio da Sincroniza Educação, que deu suporte pedagógico e operacional na organização de todo o programa. Os três jogos vencedores da competição foram Sustenpata: uma aventura eletrizante, desenvolvido pela equipe da Capital; Electrical Conductor, criado por equipe de Nova Friburgo (RJ); e Blown Fuse, criado por grupo de Belo Horizonte (MG).

Todos os participantes dos grupos que ocupam as três primeiras colocações ganharam notebooks, kit ONS, uma assinatura anual da Plataforma Head Energia e um certificado de menção honrosa. Os estudantes participantes das dez primeiras equipes têm ainda a possibilidade de concorrer a uma oportunidade de estágio de curta duração na área de tecnologia da informação do Operador. As vagas são para seis meses e estão sujeitas ao interesse dos participantes, à aprovação dos representantes legais, já que são menores de idade, e à aprovação da escola.

Marcelo Prais destacou que todos os jogos criados estão disponíveis para uso gratuito da sociedade no site do programa. Ele lembrou que ao criar o GamethONS, o ONS visou permitir a aprendizagem de forma lúdica através do uso da tecnologia; despertar o interesse dos alunos pelo tema para que eles possam buscar, já na primeira graduação, alguma área voltada para tecnologia ou para o setor elétrico; e auxiliar o ingresso desses jovens no mercado de trabalho, oferecendo oportunidades de estágio no ONS. Salientou também que essa primeira edição da competição comemora os 25 anos do ONS.

O Operador também conseguiu autorização especial da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) para doar 10 computadores para cada escola dos três primeiros grupos colocados, totalizando 30 computadores, para montagem de laboratórios para os estudantes das instituições.

O ONS é o órgão responsável pela coordenação e controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica no SIN (Sistema Interligado Nacional) e pelo planejamento da operação dos sistemas isolados do país, sob a fiscalização e regulação da Aneel.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias