Laboratório da UFMS se abre a projetos de Inteligência Artificial
O laboratório sedia também a tecnologia aplicada no eletroposto instalado na Cidade Universitária
O Batlab, conhecido como Laboratório de Inteligência Artificial, Eletrônica de Potência e Eletrônica Digital na Cidade Universitária, está envolvido em projetos que abordam várias necessidades sociais. Isso inclui pesquisas em andamento e concluídas sobre baterias para bicicletas elétricas e um ventilador mecânico de emergência desenvolvido durante a pandemia.
O laboratório também é o lar da tecnologia aplicada em um eletroposto na Cidade Universitária, liderado pelo professor Ruben Barros de Godoy. Essa tecnologia oferece uma estação de recarga de 20 kW com funcionalidades V2G (Vehicle to Grid) e WPT (Wireless Power Transfer).
São sete linhas de pesquisa em execução, abrangendo diversos tópicos, como transferência de energia sem fio bidirecional, inversores para recarga de veículos elétricos e algoritmos de gerenciamento de eletroposto.
O reitor Marcelo Turine, a vice-reitora Camila Ítavo, o pró-reitor de Administração e Infraestrutura Augusto Malheiros e o diretor da Agência de Internacionalização e Inovação Saulo Moreira visitaram o Batlab, elogiando os projetos e a contribuição da universidade para a sociedade.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.