Ministério da Saúde é alvo de novo ataque de crackers
Suspeita é de ramsomware, quando criminosos exigem dinheiro para devolver acesso
O Ministério da Saúde foi alvo, nesta segunda-feira (13), de um novo ataque de crackers. Segundo o portal R7, os sistemas internos da pasta estão inacessíveis.
Servidores estão sem acesso à rede interna, e-mail e telefone. Assim, o pessoal do Ministério não consegue atualizar dados sobre a pandemia de covid-19, analisar informações da saúde pública em geral e atender demandas vindas dos estados e municípios.
Assim, os funcionários foram dispensados. O site do Ministério continua no ar, mas sem atualizações. Há suspeita de um ataque de ramsomware, onde criminosos exigem dinheiro para devolver o acesso. As equipes de segurança da informação podem, portanto, ter interrompido o acesso aos servidores.
Em nota ao R7, a equipe de tecnologia do Ministério da Saúde informou que está reativando alguns sistemas gradativamente e em segurança.
“O Departamento de Informática do SUS informa que já restabeleceu a rede interna do Ministério da Saúde e o acesso a alguns sistemas como o SEI, porém está reativando a internet de todo o órgão de forma gradativa e segura. Com isso, o restabelecimento total do acesso à internet ocorrerá até o fim desta segunda-feira (13). O DataSUS comunicará após a conclusão da estabilização da internet de todos os sistemas da pasta.”
O novo ataque impediu a atualização do boletim do novo coronavírus em Mato Grosso do Sul hoje. Os últimos dados divulgados são de sexta-feira (10).