Na semana do biólogo, professores "despejam" nas redes dicas para vestibulares
Nesta segunda-feira (4), as inscrições para o vestibular da UFMS foram abertas
A chegada dos últimos meses do ano é tempo de os estudantes terem a preparação final para os vestibulares, processos seletivos e o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Nesta segunda-feira (4), a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) abriu as inscrições para o vestibular e Passe (Programa de Avaliação Seriada Seletiva) para 2024. As provas serão em dezembro.
No último domingo (3), foi comemorado o Dia do Biólogo. Os professores de Biologia, Fabiano Matos, de 43 anos, e Fabiano Izidoro, de 47 anos, são conhecidos nas redes sociais por conteúdos que postam sobre plantas, animais, meio ambiente e corpo humano.
Izidoro é professor desde 1998 e tem formação em Ciências Biológicas. Ele é natural de Santa Fé do Sul (SP) e dá aulas em vários colégios privados de Campo Grande. Já Matos é de Brasília de Minas (MG) e começou a dar aulas em 2002. Ambos são especialistas em conteúdos para vestibulares.
Conforme os educadores, são três grandes vestibulares que os estudantes devem se atentar em Mato Grosso do Sul: os processos da UFMS, UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) e UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados). Para Izidoro, são cinco conteúdos base: ecologia, citologia, zoologia, fisiologia e genética.
"São três vestibulares e a prova de biologia está em ciências da natureza e suas tecnologias. São cinco questões em média nas provas e no Enem são mais de 15. E essa prova quer saber se tem consciência de cidadão", afirma Izidoro.
Matos complementa que assuntos envolvendo o meio ambiente e genética. "Citologia associado a biologia, políticas de meio ambiente que não funcionam devem ser observados". Ele complementa que o Enem não é uma prova somente interpretativa como alguns opinam. "É conteudista sim".
Redes sociais - O Instagram e o YouTube fazem parte com muita frequência da vida dos estudantes. Seja em época de provas ou para entretenimento. Os dois professores entendem a importância disso. Eles publicam diversos conteúdos envolvendo biologia.
"Para o aluno, é um meio de entretenimento. Eles também aprendem. Mas não pode ser algo muito longo, porque passou de três minutos, eles não veem", avalia Izidoro. Para Matos, o público-alvo das suas aulas são alunos de 15 a 25 anos em preparação para vestibular.
Matos contou que antes de ter sua página no Instagram e canal no YouTube, admirou o trabalho do Izidoro. "Eu sou muito de admirar. Eu o conheci quando fui fazer a logo do meu canal e vi que já tinha um Fabiano".
O Instagram foi importante para eles se encontrarem pessoalmente. Matos é de Minas Gerais e passou recentemente férias em Campo Grande. Ele conheceu os atrativos turísticos e o Bioparque Pantanal.
Em um dos dias de passeio, já tendo trocado mensagens com Izidoro, recordou que o professor era daqui. "Eu mandei mensagem pelo Instagram e marcamos de nos encontrarmos".
Izidoro chegou até desconfiar ser um golpe. Mas depois de pegar o número de telefone e agendar o horário, aconteceu o encontro em frente ao Bioparque Pantanal. "Achei que Fabiano Matos tinha sido hackeado".
Semana do biólogo - Fabiano Izidoro declarou que esta data é um momento para que haja reflexão ligada ao meio ambiente. "É um dia de celebrar a vida também". Já Matos espera que as pessoas tenham mais consciência.
Infelizmente não temos consciência. Mas temos que cuidar de todas as partes", afirma Matos.
Por fim, os professores deixam o caminho para contato aos alunos que desejarem. Fabiano Izidoro conta com o site Fabiano Biologia (https://www.fabianobiologia.com.br/). Já Fabiano Matos conta com a página no Instagram @prof.fabianomatos.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.