Novembro é de palestras, apresentações e até show na UFMS
Durante o mês haverá cursos e aulas sobre Consciência Negra, Violência contra Mulher e até show de jazz
O mês de novembro está recheado de programas, aulas e atividades tudo promovido pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). Além do Dia da Consciência Negra, será debatido Violência Contra a Mulher. Haverá ainda show, apresentações musicais e corridas e caminhadas.
Comemorado no dia 20, o Dia da Consciência Negra, será assunto importante debatido praticamente o mês inteiro na UFMS. A universidade oferece a partir de amanhã (3), através do Neab (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros) cursos, palestras e aulas com intuito de trazer reflexão sobre o passado dos negros no Brasil, além de fazer com que a sociedade se eduque sobre as questões étnicas e raciais como forma de combater o racismo sócio-estrutural do país.
Entre os dias 4 e 16, por exemplo, haverá palestras e minicursos online sobre práticas pedagógicas, Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva; projetos e plataformas virtuais; Educação Infantil; e Ensino Fundamental pelo Projeto Conectar Lives.
No dia 5, o Movimento Concerto fará apresentação do Recital de Trombones da UFMS e os concertos musicais do Festival Mais Cultura deverá encerrar a apresentação. Já no dia 23 haverá show da banda de jazz Urbem. Todas transmitidas ao vivo pelo canal da TV UFMS.
Ainda pela TV UFMS está prevista no programa Todas as Artes uma entrevista com o músico Eduardo Martinelli para falar sobre a Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande, um dos principais parceiros da Universidade na realização do Festival Mais Cultura. As apresentações da Orquestra marcaram, inclusive, o retorno das apresentações musicais abertas ao público no Teatro Glauce Rocha.
A Volta UFMS realizará sua 10ª edição no domingo, dia 7 com cinco corrida de 7 km, caminhada de 3.5 km), caminhada – Desafio das Atléticas UFMS de 3.5 km, Maratoninha de 400 m e Desafio das Autoridades de 400 m. O percurso será na Cidade Universitária, em Campo Grande.
A fim de incentivar a prática de atividade física e o combate ao sedentarismo ocorre ainda no dia 7 a 2ª Caminhada nos Câmpus com percurso de 3,5 km em Corumbá, Aquidauana, Três Lagoas, Coxim, Naviraí e Paranaíba.
Destinada a professores e aluno da Educação Básica, o Pibid (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) fará uma reunião aberta dia 9, online pelo Google Meet, com a oficina Autoscopia: Metodologia de pesquisa e formação docente, promovida pelo Pibid de Biologia do Instituto de Biociência (Inbio).
O Programa Residência Pedagógica irá realizar o 1º Seminário de Residência Pedagógica nos dias 23 e 24 com o tema “Experiências inovadoras e desafios da formação inicial no Centro-Oeste em tempos de ensino remoto”. O evento terá uma roda de conversa entre professores preceptores, duas mesas-redondas – uma sobre a importância e as contribuições do Programa Residência Pedagógica para a Educação e outra sobre a relação do Programa Residência Pedagógica com o estágio obrigatório; e apresentação de trabalhos.
Em alusão ao Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher representado pelo dia 25, o Programa Sou Mulher UFMS promoverá três transmissões ao vivo sobre violência obstétrica, violência de gênero e violência doméstica e familiar. A iniciativa é uma parceria com o Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher, a Subsecretaria Municipal de Políticas para a Mulher e o projeto de extensão Mulher, Saúde e Cidadania.
Além de toda a programação para o mês de novembro, o Monumento Símbolo da UFMS ficará aceso com a cor azul durante os 30 dias em apoio ao Novembro Azul, de conscientização e prevenção do câncer de próstata e atenção à saúde do homem.
Para saber mais e não perder as datas e detalhes de casa atividade tudo será divulgado nas redes sociais da UFMS, além do site, rádio e da TV.