Passe é oportunidade para testar conhecimento e entrar na universidade
Exame tem três etapas a cada ano do ensino médio, podendo garantir vaga no fim do processo
A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) aplicou neste domingo (12) as provas das três etapas do Passe (Programa de Avaliação Seriada). A seleção é voltada para estudantes do ensino médio, que desde o primeiro ano podem testar seus conhecimentos e garantir uma vaga no ensino superior.
Mais de 9 mil jovens se inscreveram, e apenas 400 não fizeram a prova hoje. Em todas as fases, a prova objetiva é composta por 60 questões de múltipla escolha e o tema da redação deste ano, para os que fizeram a terceira etapa, foi “Aspectos motivadores da relação entre o homem e os animais de estimação – características e possíveis implicações desse relacionamento para o futuro da espécie humana”.
A jovem Ana Júlia Amaral de Lima prestou a prova pela segunda vez e disse que fazer o processo seletivo em etapas reduz a pressão para entrar na universidade.
“É dividido, então acho que pesa menos”, explica. A candidata da primeira etapa, Bárbara Heloísa Marques de Souza, concorda. “Eu prefiro assim [modelo seriado], porque eu acho que depois, lá no final, com tudo acumulado, a gente fica estressado, ansioso e com medo”.
Rafaela Reis realizou a terceira etapa do Programa. Para ela, que deseja ingressar no curso de Jornalismo, essa última fase foi a mais tranquila.
“Eu achei o tema da redação muito interessante e achei uma etapa mais fácil em relação às outras, porque tiveram conteúdos mais objetivos que foram tratados no terceiro ano. Eu espero conseguir entrar na Universidade. Eu acho que a UFMS é uma porta para vários estudantes aqui de Campo Grande e do estado. É uma ótima Universidade que pode abraçar todo mundo”.
O gabarito preliminar das avaliações está previsto para ser divulgado na segunda-feira (13) no site da UFMS.