“Passe UFMS” é esperança de pais para que filhos façam faculdade pública
Resultado final da prova de hoje será divulgado no dia 26 de janeiro
O Passe (Programa de Avaliação Seriada Seletiva) para ingressar em cursos de graduação da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) é a esperança dos pais para que filhos ingressem em uma universidade pública. A prova está sendo realizada neste domingo (10) nos campi de Campo Grande, Aquidauana, Chapadão do Sul, Corumbá, Coxim, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã, Três Lagoas e Dourados.
No Bloco Multiuso da UFMS de Campo Grande, está sendo ministrada a primeira etapa da prova. A estudante Dieiny Louise, de 16 anos, está acompanhada da mãe Soloir da Silva, de 54 anos. “Primeira vez que ela vem fazer, a expectativa é eliminar as matérias para que lá na frente fique mais fácil. Escolheu fazer Medicina Veterinária, apesar de muito nova, essa escolha ela já fez há bastante tempo”, contou.
O estudante Daniel de Almeida, de 15 anos, estava acompanhado do pai, Mario Carlos de Almeida, de 54 anos. O responsável conta que a preocupação sempre foi investir em boas escolas e se preparar para a faculdade.
“Sempre investimos em colégio bons, acima de tudo fazer o melhor e fazer com que ele aproveite o momento para escolher um curso bom. Ele pensa em fazer Direito, mas pode ser que mude. É muita informação para ele. Na teoria a gente pensa que o ensino privado é melhor, mas o ensino público melhorou muito”, destacou.
Amanda Lima, também de 15 anos, estava com o pai, Ubirajara Lima. “Não tenho muita expectativa, não. Quero fazer Direito, mas não estou muito confiante. Vamos ver como vai ser o desempenho”, disse ela.
Já o pai está mais confiante, mas acredita ser uma preparação. “Acho que esse momento é muito importante, mas sobretudo pelo teste. É um primeiro momento, entendo essa expectativa, mas é um teste para ela”, avaliou.
Ana Clara Soares, de 16 anos, optou por fazer o Passe por ser um caminho mais acessível para ingressar na faculdade.
“Escolhi a prova, porque a escola diz que é um meio de entrada na UFMS mais acessível. Quero fazer Medicina Veterinária. Estou preparada e para sair na frente, eu tenho que prestar bastante atenção, ler muito, inclusive estou passando mal com isso”, brincou.
Inscrições – A três etapas do Passe e o Vestibular UFMS tiveram 44,9 mil inscritos neste ano. Na segunda-feira (11) será divulgado o gabarito preliminar e no dia 26 de janeiro, o resultado final.
O Passe UFMS é direcionado aos candidatos que ainda estão cursando o Ensino Médio e que desejam ingressar na UFMS por meio de avaliações seriadas, realizadas ao final de cada ano letivo, com conteúdos específicos para cada período.
A escolha do curso acontece apenas no último ano e as avaliações consistem em 60 questões objetivas de múltipla escolha, além da redação, na terceira etapa. Para o ano que vem está previsto 10 mil vagas contando com o Vestibular e o Passe.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.