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Educação e Tecnologia

Projeto de reforço escolar auxiliou 5 mil alunos afetados pela pandemia

O objetivo é recompor a aprendizagem e a alfabetização no contraturno escolar, dos alunos do 4° e 5° ano

Por Izabela Cavalcanti | 19/12/2023 09:26
Alunos fazendo atividade na sala de aula de escola municipal (Foto: Divulgação/Prefeitura de Campo Grande)
Alunos fazendo atividade na sala de aula de escola municipal (Foto: Divulgação/Prefeitura de Campo Grande)

O projeto “Aprender Mais na Reme”, da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande, atendeu 227 turmas com cinco mil alunos, neste ano. Foram 180 professores empenhados na ação, em 98 escolas de Ensino Fundamental.

O objetivo é para recompor a aprendizagem e a alfabetização no contraturno escolar, dos alunos do 4° e 5° ano, impactados pela pandemia.

Segundo a superintendente de Políticas Educacionais, Ana Dorsa, foi necessário pensar em um projeto para atender os alunos com dificuldade na leitura e escrita.

“Os nossos diretores escolheram os professores alfabetizadores e o projeto foi um trabalho respeitoso, pois a alfabetização é coisa séria, é empoderar a criança, oportunizar que ela tenha a condição de leitura e de mundo”, explicou.

A chefe da Divisão do Ensino Fundamental e Médio da Secretaria Municipal de Educação, Ana Ribas, informou que a Semed (Secretaria Municipal de Educação) pretende dar continuidade ao projeto em 2024, com objetivo de implementar a Matemática.

Escolha - Os alunos foram escolhidos após passarem por uma avaliação diagnóstica de leitura e escrita, no início do ano letivo. Assim, foi detectado quem necessitava da recomposição da aprendizagem com foco na consolidação da alfabetização.

Depois, foram separados dois grupos: o primeiro para apropriação da base alfabética na perspectiva do letramento e o segundo grupo para aprofundamento da escrita alfabética.

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