ProUni abre inscrições para o primeiro semestre de 2023
Para ter acesso à bolsa integral, o estudante deve comprovar renda familiar de até 1,5 salário mínimo
Estão abertas as inscrições para o ProUni (Programa Universidade para Todos) em Mato Grosso do Sul. As inscrições podem ser feitas através do site do programa entre hoje até sexta-feira (3).
Para se candidatar, é necessário ter participado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2022, ter obtido no mínimo 450 pontos na média das notas e não ter zerado na redação.
Além disso, é preciso comprovar renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos para concorrer às bolsas integrais e de até seis salários mínimos para as bolsas parciais, que cobrem 50% do valor da mensalidade.
O ProUni é um programa do governo federal que oferece bolsas de estudo integrais e parciais em instituições de ensino superior privadas para estudantes de baixa renda. Em Mato Grosso do Sul, estão disponíveis cerca de 3.500 bolsas em mais de 20 instituições de ensino superior privadas.
As bolsas integrais são destinadas aos candidatos que comprovarem renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. Já as bolsas parciais são destinadas aos candidatos que comprovarem renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa.
O ProUni é uma oportunidade para os estudantes de baixa renda terem acesso ao ensino superior privado. As bolsas podem ser utilizadas em cursos de graduação presencial ou a distância, em diversas áreas do conhecimento.
Os resultados da primeira chamada serão divulgados no dia 7 de março. Os candidatos selecionados terão entre 7 e 16 de março para comprovar as informações fornecidas na inscrição e efetuar a matrícula na instituição de ensino superior em que foram selecionados. A segunda chamada está prevista para o dia 21.
Para mais informações, os interessados podem acessar o site do ProUni ou entrar em contato com as instituições de ensino superior participantes.