Prova para validar diploma de médicos de fora do País ocorre neste domingo
Candidatos reclamaram de cansaço, já que tiveram que fazer duas etapas no mesmo dia
Prova do Revalida (Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira) é aplicada hoje (6) em Campo Grande, no prédio da Uniderp. A avaliação é para formados em medicina em outros países como Bolívia, Cuba e Paraguai, que desejam exercer a profissão no Brasil.
Candidatos relatam que a prova é cansativa, pois conta com duas etapas no mesmo dia. A primeira (etapa) com 100 questões de múltipla escolha foi aplicada das 8h às 13h (horário de Brasília).
Já a segunda parte será aplicada agora a tarde das 14h30 às 19h30, com 50 questões discursivas. Para ser aprovado, é necessário que o candidato acerte pelo menos 63 questões da primeira etapa, para que então a segunda (etapa) seja corrigida. Nesta última deve acertar no mínimo 29 questões.
Mariana Cristina Martinelli, de 25 anos, se formou no Paraguai, e disse à reportagem que não estava muito confiante após ter passado pela primeira fase na prova, mas que sempre “há uma luz no fim do túnel”. O Cubano Rafael Alvarez, de 36 anos, contou que é a primeira vez que faz a prova no Brasil, e que achou "muito cansativa" por contar com duas fases no mesmo dia. Na sua avaliação a primeira fase "não é tão difícil".
Não foi divulgado quantas pessoas fizeram a prova em Campo Grande, mas em todo o Brasil houve 15.498 inscritos, em 13 capitais. A divulgação do gabarito da primeira fase sairá no dia 8 de dezembro.