ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SEGUNDA  27    CAMPO GRANDE 23º

Educação e Tecnologia

Saiba qual a melhor e a pior nota entre os cursos de Direito de MS

Ranking Universitário da Folha de SP analisou 40 cursos oferecidos em instituições brasileiras

Por Gabriela Couto | 14/11/2024 15:48
Saiba qual a melhor e a pior nota entre os cursos de Direito de MS
Paliteiro da UFMS, considerada a melhor universidade avaliada pelo RUF (Foto: Divulgação)

Apenas a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) ficou com o curso de Direito no top 100 das melhores universidades do país, no RUF (Ranking Universitário da Folha de S. Paulo) deste ano, divulgado nessa terça-feira (12). O levantamento leva em consideração as notas e classificação de 40 cursos oferecidos em universidades brasileiras.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) se destacou no Ranking Universitário da Folha (RUF) 2023, com o curso de Direito figurando entre os 100 melhores do país. No entanto, a UFMS não obteve nenhuma graduação entre as 10 melhores do Brasil. Outros destaques do estado incluem a UCDB e a Unigran, que ficaram em 106º e 136º lugar, respectivamente, no ranking geral do curso de Direito. O ranking avalia as universidades em cinco indicadores: pesquisa científica, internacionalização, inovação, qualidade do ensino e mercado de trabalho, levando em consideração fatores como produção científica, citações em trabalhos internacionais, número de teses defendidas, opinião dos professores e notas no Enade.

A primeira colocada do País na formação de advogados é a USP (Universidade de São Paulo), seguida da UFMG (Universidade Federal de Minas Geral) e da FGV Direito SP (Escola de Direito de São Paulo).

Dentre as 100 melhores, o Estado colocou UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) em 106º no ranking geral do curso e a Unigran (Centro Universitário da Grande Dourados) em 136º na colocação. Confira abaixo o ranking geral de Mato Grosso do Sul.

Saiba qual a melhor e a pior nota entre os cursos de Direito de MS
Saiba qual a melhor e a pior nota entre os cursos de Direito de MS

Atualmente, Mato Grosso do Sul tem 18.800 advogados inscritos na OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil, seccional em Mato Grosso do Sul). O 1° Estudo Demográfico da Advocacia Brasileira, divulgado neste ano, mostra que 27% dos profissionais do Estado atuam em outras áreas para complementar a renda.

Panorama - Entre as de Mato Grosso do Sul, ficaram nas melhores posições as formações ligadas à agropecuária. Mesmo assim, nenhuma graduação teve nota entre as 10 melhores do Brasil.

Curso que costuma ser o mais concorrido, Medicina surpreendeu no ranking. Disponível no interior do Estado, o da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) ficou em 42º lugar no Brasil, entre instituições públicas e privadas, inclusive à frente da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) – que abriu a formação há mais tempo. A federal alcançou a 65ª posição da lista nacional.

Ainda com relação à Medicina, a particular Uniderp/Anhanguera foi mais bem avaliada que a UFMS e ficou atrás da UFGD. O curso pago ficou na 56ª posição da lista nacional.

Destaques - O curso de Agronomia na UFMS ficou em 14º entre os mesmos oferecidos em outras universidades do Brasil. A posição é a mais alta alcançada por um curso no Estado nesta edição do ranking da Folha. A mesma formação na UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) ficou em 31º lugar e na UFGD, em 43º.

Zootecnia, também na UFMS, apresentou o segundo melhor resultado (19º) de Mato Grosso do Sul. O curso também está bem cotado na UEMS (22º) e na UFGD (25º).

Ainda na lista das relacionadas às atividades rurais e com animais, Medicina Veterinária da UFMS alcançou a 24º posição no ranking geral de universidades brasileiras.

Na área de Humanas, Comunicação e Artes Visuais na UFMS ficaram entre os 30 cursos mais bem avaliados no Brasil, na comparação com os iguais.

Na área de Exatas, Tecnologias e Engenharias, o destaque de Mato Grosso do Sul foi Ciências Contábeis na UFGD, também colocado entre os 30 melhores do país.

Ciências da Computação na UFMS ficou em 41º. Já Engenharia Civil teve melhor nota na UCDB (63º); Engenharia Ambiental, na UFMS (49º); e Engenharia Mecânica, também na UCDB (57º).

Alguns cursos relacionados à saúde tiveram desempenho melhor nas universidades privadas do Estado. É o caso de Biomedicina da Unigran, que ficou em 57º lugar; Fisioterapia da Uniderp, em 74º; e Nutrição da Uniderp, em 60º.

Já Odontologia (165º), Farmácia (66º) e Psicologia (89º) tiveram as melhores notas na UFMS. O levantamento completo pode ser acessado no portal da Folha de São Paulo.

Como é a avaliação - O RUF tem metodologia criada em 2012 e ampliada desde então para atribuir nota a cinco indicadores das universidades avaliadas: pesquisa científica, internacionalização, inovação, qualidade do ensino e mercado de trabalho.

São analisados, por exemplo, o total de artigos científicos publicados; citações em trabalhos científicos internacionais; número de teses defendidas; opinião dos professores; nota no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias