Samsung vai lançar celular que destrava com reconhecimento de voz
A evolução tecnológica dos smartphones continua dando novos passos. A Samsung, uma das principais marcas do ramo graças à sua linha Galaxy, anunciou uma novidade que deve abalar o mercado a partir de 2021: o destravamento da tela através do reconhecimento de voz.
Desde que lançou a linha Galaxy, em 2009, a Samsung tomou a dianteira dentre os smartphones que operam com Android. Não à toa, possui dois aparelhos (S3 e S4) entre os mais vendidos de todos os tempos. Apenas a Apple, que usa outro sistema operacional, tem mais aparelhos na lista.
O travamento de tela após um pequeno período de inatividade é um dos principais recursos de segurança dos smartphones. A princípio, podia ser feito apenas com senha, PIN ou padrões visuais, mas esses ainda eram modelos vulneráveis. Foi só a partir de 2016 que os aparelhos mais modernos começaram a apresentar um sensor de biometria, permitindo que as impressões digitais do usuário fossem usadas.
Com a personalização do bloqueio, torna-se muito mais difícil para quem não é o dono do aparelho conseguir acessar arquivos e aplicativos pessoais ou, pior ainda, descobrir senhas ou chegar a contas bancárias.
Porém, o reconhecimento de voz para desbloqueio é um novo passo em direção à segurança, já que possibilita outra opção personalizada. E de acordo com o site SamMobile, a empresa coreana anunciou essa tecnologia como uma das primeiras novidades conhecidas do Samsung Galaxy S21, que será lançado em 2021.
Já houve celulares que tentaram usar um processo semelhante antes, mas ele não era seguro por ser facilmente violável com gravações de áudio. A revolução prometida do Galaxy S21 é que ele supostamente terá um reconhecimento de voz impossível de ser burlado.
Atualmente, os principais smartphones disponíveis para venda oferecem desbloqueio via impressão digital ou reconhecimento facial. Segundo Daniele Padrão, especialista em celulares do Mago da Tecnologia, mesmo os modelos mais baratos apresentam opções seguras que dificultam o acesso por pessoas indesejadas.
A Samsung oferece o desbloqueio de tela via biometria desde o S5, com aperfeiçoamento no S7. Outra tecnologia que vem sendo debatida e melhorada, porém, é o acoplamento do sensor biométrico na própria tela. Muitas das principais fabricantes de celulares vêm investindo nessa melhoria, mas foi a chinesa Vivo (não confundir com a operadora) que apresentou a novidade de maneira funcional pela primeira vez.
Pouquíssimo foi revelado sobre o Samsung Galaxy S21 além da tecnologia de desbloqueio através da voz. O aparelho deve ser lançado mundialmente em janeiro de 2021 e, até lá, será possível conhecer quais outras novidades ele trará. Também é estimado que esse novo recurso será estendido aos outros modelos de topo de linha da marca coreana a serem lançados, como o Note 20, o Fold 3 e o Z Flip.
Com o crescimento recente das vendas no Mato Grosso do Sul, é possível que o Samsung Galaxy S21 tenha bom desempenho no mercado quando chegar ao estado. O mesmo pode acontecer com todos os demais smartphones, já que aos poucos a população tem voltado às compras.