ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SEGUNDA  13    CAMPO GRANDE 28º

Educação e Tecnologia

Sobram vagas na Rede Estadual, mas pais não abrem mão de escolas queridinhas

A segunda etapa de pré-matrículas começou nesta segunda-feira (13) e segue até o dia 17 de janeiro

Por Viviane Oliveira e Clara Farias | 13/01/2025 10:12
Sobram vagas na Rede Estadual, mas pais não abrem mão de escolas queridinhas
Coordenador Alciley Lopes orientando Ana Lúcia que buscava vaga em uma escola próximo de casa  (Foto: Henrique Kawaminami)

Das 348 unidades escolares da REE (Rede Estadual de Ensino), para o ano letivo de 2025, há cinco escolas que são as mais disputadas, as preferidas dos pais. A segunda etapa de pré-matrículas começou nesta segunda-feira (13) e segue até o dia 17 de janeiro. Este período é válido para estudantes que já fazem parte da rede ou para aqueles que desejam ingressar na Rede Estadual. Nesta manhã, o movimento era tranquilo na sede da Central de Matrículas, em Campo Grande.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Central de Matrículas em Campo Grande está em plena atividade, com a segunda etapa de pré-matrículas para o ano letivo de 2025 ocorrendo até 17 de janeiro. A aposentada Benedita Celestina Santos, de 76 anos, acompanhou seu neto Kauan, de 15 anos, na matrícula na Escola Joaquim Murtinho, apesar de sua preferência pela Escola Hércules Maymone, mais próxima de casa. Outros pais, como Ana Lúcia Escobar, enfrentam desafios semelhantes, buscando vagas em escolas mais próximas, mas enfrentando a necessidade de transporte público para escolas distantes. O coordenador da SED, Alciley Lopes, destacou que há vagas disponíveis na rede estadual, exceto em algumas escolas populares, e orientou os pais a aguardarem a segunda designação para não efetivarem matrículas desnecessárias.

Conforme o coordenador de informações educacionais da SED (Secretaria Estadual de Educação), Alciley Lopes, no geral há vagas sobrando na Rede Estadual com exceção de algumas escolas de Campo Grande que são as “queridinhas das famílias”, como a Coração de Maria, São Francisco, Lúcia Martins Coelho, Emygdio Campos Widal e Padre Franco Delpiano (localizada dentro do Hospital São Julião). Escolas com bom desempenho no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Nestas unidades, geralmente o aluno entra no 6º ano e só sai no final do ensino médio.

O coordenador explicou que a segunda etapa são vagas remanescentes da primeira designação. Para quem não conseguiu a vaga para a escola desejada, Alciley orienta que os pais não efetivem a matrícula e aguardem a segunda designação. “Muitos pais não efetivam a matrícula e acabam sobrando vagas”, explicou.

Sobram vagas na Rede Estadual, mas pais não abrem mão de escolas queridinhas
Kauan e a avó Benedita na Central de Matrículas nesta manhã (Foto: Henrique Kawaminami)

Na Central de Matrículas, a aposentada Benedita Celestina Santos, de 76 anos, foi fazer a pré-matrícula para o neto, Kauan Galvão Gonçalves, de 15 anos, na Escola Joaquim Murtinho. Eles moram no Bairro Tiradentes e a preferência dela era a Escola Hércules Maymone, porque fica mais perto de casa.

Mesmo assim, a avó decidiu efetivar a matrícula. “A maioria dos meus colegas estão no Hércules Maymone, mas acho que vai ser uma boa estudar no Joaquim Murtinho para fazer novas amizades”, disse Kauan Galvão Gonçalves, que vai cursar o 9º ano, e acompanhava Benedita.

A agente de combate de endemias Ana Lúcia Escobar, de 53 anos, tentava uma vaga para a filha de 11 anos na Escola Professora Izaura Higa, na Cidade Morena, mais próxima de sua casa. Moradora do Residencial Mário Covas, a mãe disse que a filha conseguiu vaga numa escola no Bairro Moreninhas que fica longe e vai precisar utilizar o transporte público. “Acho perigoso”, lamentou.  Ela foi orientada pelo coordenador a esperar a segunda designação, que vai sair no dia 19, para ver se consegue a vaga na escola desejada.

Quem ainda não fez a pré-matrícula, poderá fazer presencialmente, por telefone ou pelo site. A pré-matrícula pode ser realizada pelo www.matriculadigital.ms.gov.br, pelos telefones 0800-647-0028 (fixo) e 3314-1212 (celular) ou de forma presencial na sede da Central de Matrículas, em Campo Grande, na rua Joaquim Murtinho, nº 2.612 – Itanhangá Park. O preenchimento dos dados também pode ser realizado de forma presencial em qualquer unidade escolar da Rede Estadual.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias