PP articula federação com Republicanos e União, diz senadora
Aliança pode unir as adversárias Adriane Lopes (PP) e Rose Modesto (União), que disputaram a prefeitura
O Partido Progressista articula uma super federação com os partidos Republicanos e União Brasil. Em entrevista após a posse do secretariado de Adriane Lopes (PP), na manhã desta segunda-feira (13), a senadora sul-mato-grossense, Tereza Cristina (PP) confirmou as tratativas com ambas as siglas.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A senadora Tereza Cristina (PP) confirmou tratativas para a formação de uma superfederação entre o PP, Republicanos e União Brasil, uma aliança que, se concretizada, resultaria na maior bancada do Congresso Nacional. Embora as negociações estejam em estágios diferentes, com o PP já em conversas avançadas com os Republicanos e negociações em andamento com o União Brasil, a senadora afirma que ainda não há definição sobre o nome do partido para as eleições de 2026. Em Mato Grosso do Sul, essa aliança representaria uma reaproximação entre figuras políticas rivais, como a prefeita Adriane Lopes (PP) e Rose Modesto (União).
De acordo com a também presidente estadual do PP, o avanço para a aliança entre as siglas segue em ritmos diferentes. “Até agora nós temos um PP muito bem conversado com os republicanos”, enquanto a aproximação com o União Brasil é uma “possibilidade concreta, mas ainda está sendo amadurecida”.
As atualizações das negociações para federação foram passadas à Tereza pelo próprio presidente nacional do PP, o senador Ciro Nogueira. “Assim que eu cheguei de viagem, eu fiz uma ligação para o meu presidente, o senador Ciro Nogueira me diz que existe uma possibilidade”, detalha.
A junção entre as três legendas consolidaria o grupo como maior bancada do Congresso Nacional, com 153 deputados federais e 17 senadores.
Em Mato Grosso do Sul, a aliança também reorganizaria a política local, colocando lado a lado a prefeita Adriane Lopes (PP) e a ex-superintendente da Sudeco (Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste), Rose Modesto (União), que se enfrentaram no segundo turno das eleições municipais em disputa pela Prefeitura de Campo Grande.
Questionada sobre o nome do partido para as eleições de 2026, Tereza garantiu que ainda não há definições internas. “Nós temos dois anos pela frente, não temos ainda candidatos”, finalizou.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.