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Educação e Tecnologia

Totem de autoatendimento é instalado em unidade de saúde da Capital

Equipamento está sendo utilizado pelos pacientes da USF 26 de Agosto

Por Kamila Alcântara | 05/11/2024 14:19
Mulher digita o CPF no totem para iniciar o atendimento na Unidade de Saúde (Foto: Divulgação/Sesau)
Mulher digita o CPF no totem para iniciar o atendimento na Unidade de Saúde (Foto: Divulgação/Sesau)

Um totem de autoatendimento com inteligência artificial está sendo testado pelos pacientes da USF (Unidade de Saúde da Família) 26 de Agosto, que fica no Bairro São Francisco em Campo Grande. A novidade chegou nesta terça-feira (5) e faz parte de uma estratégia de modernização do sistema, proposto pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde).

RESUMO

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A Unidade de Saúde da Família 26 de Agosto, em Campo Grande, está testando um totem de autoatendimento com inteligência artificial para modernizar o atendimento. O equipamento, integrado ao PEC (Prontuário Eletrônico do Cidadão), permite que os pacientes se identifiquem, acessem o menu de opções de atendimento, acompanhem o chamado e até consultem o prontuário do Ministério da Saúde. A iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde visa promover a inclusão digital e agilizar o atendimento, proporcionando uma experiência mais moderna e eficiente para os pacientes e equipe médica.

Segundo a pasta, o equipamento foi projetado para garantir a identificação correta dos usuários. As pessoas vão chegar na unidade, confirmar a identidade e ter acesso ao menu com as opções de atendimento.

Após escolher se precisa de uma consulta, vacina ou retirada de medicamentos, a pessoa pode acompanhar o chamado pelos telões instalados na recepção. "Esse processo integrado moderniza a experiência dos pacientes e facilita o trabalho da equipe médica, assegurando precisão e eficiência", defendeu a Sesau.

Integrado ao PEC (Prontuário Eletrônico do Cidadão), o equipamento também permite que as pessoas acessem o prontuário do Ministério da Saúde, ao fazer login.

A secretária municipal de Saúde, Rosana Leite, destacou que essa é uma maneira de fazer a inclusão digital. "Hoje, a inclusão digital está presente em tudo, é no supermercado, nos pagamentos eletrônicos e por que não poderia ser diferente no serviço de saúde? Então, é uma inovação que a prefeitura está proporcionando a toda a população”, destacou.

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