UEMS realiza evento com oficinas e atividades científicas na aldeia Jaguapiru
Além das atividades, serão oferecidas orientações jurídicas a comunidade
Terceira edição do programa "UEMS na Comunidade" promove ações educativas neste sábado (24), na aldeia Jaguapiru, no município de Dourados, a 233 km da Capital. As atividades serão realizadas na Escola Municipal Indígena Tengatui Marangatu.
O evento contará com o apoio de dez cursos de graduação da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), do campus de Dourados, dois Centros de Pesquisa, Ensino e Extensão (CEPEGRE e Rede de Saberes), duas divisões da PROEC (Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários), a gerência da UEMS de Dourados, a Diretoria de Infraestrutura, o Setor de Transporte, além de parcerias externas, como a SETESCC (Fundesporte e Assessoria de Bem Estar Animal), Prefeitura de Dourados, Centro de Controle de Zoonoses, Sesai (Secretaria de Saúde Indígena) e Hospital de Amor.
Durante a ação, serão oferecidas atividades de educação científicas, como visualização de estruturas em microscópios, planetário, técnicas de produção de mudas, extração de pigmentos vegetais, uso de drones para estudos de territórios e conscientização ambiental, oficinas de produção de detergentes a partir do reuso de óleo de cozinha, oficinas de reciclagem, brincadeiras de pescaria como forma de sensibilização ambiental e comportamentos saudáveis.
Haverá atividades de ciências exatas e da natureza, com oficinas de técnicas de compostagem, apresentação de materiais didáticos para o ensino de matemática, produção sem agrotóxicos, produtos de higiene pessoal com extratos de plantas medicinais, conceitos de química aplicados ao tratamento de água e identificação de rochas.
Também serão ofertadas orientações jurídicas, recreação para crianças de 4 a 12 anos, educação em saúde sobre infecções sexualmente transmissíveis e higiene íntima, grafismos e dança indígena, letramento acadêmico, contação de histórias, brincadeiras tradicionais e apresentação de obras em cartazes, educação em ciência, tecnologia e inovação, espaço para acolhimento, estudos e pesquisas, divulgação das ações do projeto Rede de Saberes Indígenas e divulgação do Núcleo de Ensino de Línguas, além de gincanas.
A coordenadora do UEMS na Comunidade, Profª Dra. Suzana Neves Moreira, destaca que o programa tem como objetivo fortalecer a principal característica da UEMS, que é atender a comunidade sul-mato-grossense em todo o Estado.
"Por meio das ações do Programa UEMS na Comunidade, a universidade consolida seu papel de atender às demandas da sociedade e oferece aos professores, estudantes e comunidade acadêmica a oportunidade de conhecer as diversas realidades encontradas no município, além de possibilitar o atendimento das necessidades da comunidade, que é responsabilidade da universidade e um dos objetivos dos projetos de extensão”.