UFMS terá pontos de recolhimento de recicláveis, eletrônicos e medicamentos
O ponto de recolhimento dos itens estarão disponíveis na UFMS até o dia 27 de outubro
Com o objetivo de conscientizar a comunidade acadêmica e local sobre a importância do descarte correto de resíduos e a promoção de práticas sustentáveis, a Semana Lixo Zero UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) está em pleno andamento, com uma programação repleta de atividades que abordam a temática ambiental. A iniciativa segue até o dia 27 de outubro.
A programação da Semana Lixo Zero UFMS inclui a coleta de diversos tipos de resíduos, como materiais recicláveis, lixo eletrônico, pilhas, baterias, lâmpadas e medicamentos vencidos, que podem ser entregues no Mercado Escola, localizado na Cidade Universitária. Além disso, em todos os campi da universidade, estão sendo realizadas atividades de coleta, contribuindo para a redução do desperdício e a promoção de práticas ambientalmente responsáveis.
A professora e coordenadora da ação, Karina Righi, destaca a importância da Semana Lixo Zero UFMS: "A grande intenção da Semana é conscientizar a importância do descarte correto dos resíduos, para que isto possa se tornar um costume na vida diária. Que haja uma mudança de hábito".
Uma das principais orientações para o descarte correto é garantir que os resíduos recicláveis estejam limpos e secos. Essa prática ajuda a evitar o mau cheiro, derramamento de líquidos, a contaminação de materiais e a presença de insetos, tornando o resíduo viável para a reciclagem e o retorno à cadeia produtiva.
Os estudantes também têm se envolvido ativamente na Semana Lixo Zero UFMS, reconhecendo a importância da iniciativa. A aluna de Engenharia, Juliana Campos Pinheiro ressalta: "A Semana Lixo Zero oferece uma oportunidade maravilhosa para a comunidade acadêmica poder se envolver mais na redução do desperdício e na promoção de práticas sustentáveis e também criar um alerta sobre esses assuntos. Ao se engajar nessa semana, podemos fazer a diferença na construção de um futuro mais limpo e saudável para todos."
Além do envolvimento da comunidade acadêmica, a Semana Lixo Zero UFMS conta com a cooperação de parceiros específicos para garantir a destinação ambientalmente correta dos resíduos arrecadados. Por exemplo, o Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul receberá os medicamentos vencidos, contribuindo para a prevenção da contaminação do meio ambiente.
A programação da Semana Lixo Zero UFMS se estenderá até o dia 27 de outubro e inclui oficinas, palestras e rodas de conversa em todos os campi da universidade. Com a participação ativa da comunidade acadêmica e de parceiros locais, a iniciativa visa promover uma mudança de hábitos em relação ao descarte de resíduos e à adoção de práticas mais sustentáveis, contribuindo para um futuro mais limpo e saudável para todos.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.