Último dia: 18 mil candidatos de MS não pagaram inscrição do Concurso Unificado
Prazo final para efetuar pagamento e garantir participação no certame termina nesta sexta-feira
Nesta sexta-feira (16) encerra o prazo 18,1 mil candidatos sul-mato-grossenses pagarem a taxa de inscrição do CPNU (Concurso Público Nacional Unificado). Em um recorde histórico, o certame atraiu 2,65 milhões de inscritos em todo o país, disputando 6.640 vagas distribuídas entre 21 órgãos públicos federais.
No Mato Grosso do Sul, 43.325 pessoas iniciaram o processo de inscrição, e, após a concessão de isenções para grupos específicos, 33.758 GRU (Guias de Recolhimento da União) foram emitidas. Até o momento 15.581 efetuaram o pagamento, restando um contingente de 18,1 mil, cerca de 53,85%, que ainda não quitaram a taxa de inscrição.
Os candidatos têm à disposição duas formas de pagamento: diretamente no banco, por meio da GRU, ou via PIX, utilizando o QR Code correspondente. O pagamento é requisito indispensável para validar a inscrição no certame, que possui diferentes valores de taxa de inscrição, sendo R$ 90 para cargos de nível superior e R$ 60 para cargos de nível médio.
A prova, agendada para 5 de maio, será realizada em 220 cidades, cobrindo todas as Unidades da Federação. O Concurso Público Nacional Unificado, conhecido como o "Enem dos Concursos", foi criado com o objetivo de promover igualdade de oportunidades e padronizar procedimentos na seleção de servidores públicos, priorizando qualificações necessárias e garantindo a imparcialidade em todas as fases do certame.