Apenas 16% dos leitores foram beneficiados com reajuste salarial este ano
Em janeiro, 78% dos reajustes salariais do Brasil ficaram acima da inflação medida pelo INPC
O Campo Grande News perguntou aos leitores neste domingo (26) se eles já receberam reajuste salarial neste ano. A maioria, 84%, respondeu que não, enquanto 16% foram beneficiados com o reajuste.
Nas redes sociais do jornal, a leitora Rejane Cardoso expôs que não recebe ajuste salarial há pelo menos três anos. "Nem esse ano, nem ano passado, nem ano retrasado", escreveu. O leitor Raphael Augusto também está na mesma situação: "Faz anos que não sei o que é isso".
O Boletim Salariômetro da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), divulgado neste sábado (25), indica que em janeiro 78% dos reajustes salariais do Brasil ficaram acima da inflação medida pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor). Em janeiro de 2022, eram 29%.
O Salariômetro registra uma tendência de melhora nos reajustes acima da inflação. Em dezembro, as negociações com ganho real representaram 72,9% do total. Em novembro, a proporção era de 45,3%.
O acompanhamento das negociações coletivas é feito por meio de acordos e convenções registrados no Mediador do Ministério da Economia.