Enquete: 71% têm mudado hábitos para economizar energia elétrica
A Agência Nacional de Energia Elétrica anunciou bandeira vermelha patamar 2 para o mês de setembro
A maioria dos leitores do Campo Grande News diz que tem mudado hábitos para economizar energia elétrica. Esta foi a resposta de 71% na enquete desta segunda-feira (2). Outros 29% dizem que não mudaram seus costumes.
No mês de setembro a conta de energia deve ficar mais cara, já que a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) anunciou bandeira vermelha patamar 2 por causa da escassez de chuva. Isso significa um acréscimo de R$ 7,87 a cada 100 kWh consumidos.
O sistema de bandeiras tarifárias foi criado em 2015 para indicar aos consumidores os custos da geração de energia no Brasil. A Aneel explica que ele reflete o custo variável da produção de energia, considerando fatores como a disponibilidade de recursos hídricos, o avanço das fontes renováveis, bem como o acionamento de fontes de geração mais caras como as termelétricas.
Nas redes sociais, leitores se queixaram do valor da conta de energia. "O ar é muito bom, só que gasta muito e no final do mês pesa no orçamento", escreveu Wagner Jara Selage. Outros leitores opinaram que a energia solar é um caminho para a economia. "Temos energia solar em casa e posso afirmar que é muito bom. O bolso agradece e o meio ambiente também", comentou Fran Pereira.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.