Enquete: 74% dos leitores pretendem se vacinar contra a gripe
Vacinação começa no dia 3 de abril em Campo Grande
A enquete do Campo Grande News desta quarta-feira (29) quis saber se os leitores pretendem tomar a vacina contra a gripe. A maioria, 74%, respondeu que sim e 26% responderam que não.
Nas redes sociais do jornal, o leitor Samuel Cabral compartilhou que a vacina não fez efeito para ele. "Não adianta nada, tomei a vacina, peguei uma gripe na mesma semana". As leitoras Sônia Batista, Antônia Alves e Lucivani Dias declaram que vão tomar a vacina.
O início da vacinação contra a gripe será antecipado em Mato Grosso do Sul. A SES (Secretaria Estadual de Saúde) enviou mais de 92 mil doses aos municípios, que estão liberados para começar as aplicações.
A Capital vai seguir o calendário previsto pelo Ministério da Saúde, que começa em 10 de abril. Este ano, os imunizantes poderão ser aplicados em todos os públicos.
O vírus da gripe - A influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. A estratégia de vacinação contra a influenza foi incorporada no Programa Nacional de Imunizações (PNI) em 1999 para reduzir internações, complicações e óbitos na população-alvo.
A vacinação contra a influenza permite minimizar a carga e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários, além de reduzir sobrecarga sobre os serviços de saúde. Os sintomas podem ser confundidos com os da covid-19.