Enquete: 97% dizem ter tido dificuldades de cancelar algum serviço por telefone
Novas regras vigoram desde a última segunda-feira e facilita o cancelamento para os consumidores
A enquete dessa terça-feira (4) do Campo Grande News perguntou aos leitores se eles já tiveram alguma dificuldade em cancelar serviços via telefone. Ao todo, 97% das respostas dadas pelos leitores indicaram que tiveram algum problema para sair de um serviço. Somente 3% afirmaram que nunca tiveram dificuldades.
O Decreto nº 11.034, de 5 de abril de 2022, que atualiza o Código de Defesa do Consumidor, traz a possibilidade de cancelar qualquer serviço no mesmo canal de atendimento que fez a aquisição. Ou seja, se você o contratar por aplicativo de mensagem como o WhatsApp, pode cancelar na mesma plataforma. As novas regras entraram em vigor na última segunda.
A leitora Maria de Jesus relatou em comentário no Facebook que teve muitas dificuldades de cancelar um serviço de internet. “São horríveis de atendimento, não funcionam os serviços oferecidos. Para cancelar, ainda querem cobrar”.
Outro leitor brinca que foi até para um ‘grupo de pagode’ (em referência ao Serviço de Proteção ao Crédito) por não conseguir cancelar. “Eu não consegui cancelar minha internet e ainda fui para o grupo de pagode SPC, é mole”.
As novas regras valem para serviços como bancos, operadoras, seguros, planos de saúde e similares.