Maioria acredita que problema está em quem vende o voto nas eleições
Em enquete anterior, 75% dos leitores disseram que conhecem pessoas que trocaram voto por combustível
Depois de enquete neste domingo (8) indicar que 75% dos participantes conhecem alguém que já trocou o voto por combustível, o Campo Grande News perguntou se o problema está nos candidatos ou nos eleitores.
Os resultado da enquete sobre troca de voto por combustível mostrou que mais do que as pessoas conhecerem alguém que já vendeu, muitas assumem que praticam o “negócio”. Agora, os números mostram que 65% dos leitores acreditam que o problema está justamente em quem aceita vender o voto.
Pensando no significado da venda, Randolfo Gomes diz que a população não pensa sobre o futuro sem escolher adequadamente o candidato. “O povo se vende por alguns litros de combustível e depois reclama no futuro que a situação não está favorável. Alguns serão eleitores e literalmente não farão nada a favor do povo, mas sim em benefício próprio”, diz.
Já Roberto Passos acredita que existe um sistema instalado no comércio de votos que poderia ser quebrado caso os eleitores escolhessem não participar, “se não houver quem venda fotos, não há quem compre. Simples assim. O problema principal, na minha opinião, é de quem vende”.
Sem acreditar no contexto político como algo dentro da lei, Amaury Fratinni diz que a corrupção é grande dentro do sistema e, por isso, o comércio de votos é parte do jogo. “Se um político não der um “jeitinho brasileiro”, outro vai dar um jeito na frente dele”, explica.