Maioria diz não ter energia solar em casa, mas pretende instalar
O Campo Grande News perguntou aos leitores nessa segunda-feira (5) se eles têm painel de geração de energia solar em casa. A maioria dos leitores (43%) respondeu que não tem, mas pretende instalar. Os leitores que têm e recomendam somaram 36%. A terceira posição ficou com os leitores que não têm e não pretendem. Quem tem e se arrependeu soma 2%.
Os leitores comentaram nas redes sociais do jornal. Marina Aredes está entre os 43% dos leitores: "não tenho mas pretendo ter no próximo ano". Lidia Brandão também tem o mesmo desejo: "não tenho mais quero muito ganhar para por aqui na minha casa". Adriana Guimarães também cita: "ainda não tenho".
Luceia Caramelli, Mari Zanin, Orlanda Mantovani e Piu Marra também comentaram no Facebook que têm energia solar. Bianca Pedroso comentou que não tem e não pretende ter "no momento".
De acordo com a concessionária de energia em Mato Grosso do Sul, a Energisa, são mais de 50 mil unidades consumidoras de geração distribuída de energia. Conforme informação da Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaicas), os investimentos em energia solar chegaram a R$ 2,5 bilhões no Estado.
Vale destacar que, no dia 7 de janeiro de 2023, termina o período sem taxação da energia solar no Brasil. A partir daí, começa a chamada "taxação do sol" para as novas unidades consumidoras com geração de energia solar.