Maioria dos leitores afirma que não vai viajar durante o Ano Novo
Só 18% farão algum tipo de viagem; nos comentários, falta de dinheiro e receio de infecção são alguns motivos
Cerca de 82% dos leitores do Campo Grande News que responderam enquete, afirmam que não viajarão nos próximos dias, período marcado pelo Ano Novo. Apenas os demais 18% dizem que realizarão alguma viagem.
O Estado possui cerca de 72% da população com o primeiro ciclo vacinal - ou seja, que recebeu duas doses ou vacina única. A recomendação tem sido buscar novos imunizantes, a medida que for liberado em cronograma, para que a imunização permaneça por mais tempo e com maior eficácia.
Sobretudo por conta da não vacinação de determinados públicos, novas variantes têm surgido com frequência, já que se desenvolvem a partir da transmissão do vírus, gerando adaptações e mutações.
A Ômicron tem sido a principal preocupação de autoridades sanitárias do País e do mundo. Oficialmente, ainda não teve confirmação em Mato Grosso do Sul, mas pode já estar em circulação, já que outros estados próximos a confirmaram.
A variante Delta, por exemplo, foi registrada oficialmente meses após já ter infectado pacientes sul-mato-grossenses.
Nos comentários, o leitor Emerson Pacheco ressalta que a questão de saúde pública não é a determinante para decidir se vai viajar ou não. Segundo ele, o aspecto financeiro é o principal. "Com ou sem variantes, como que o pobre viaja? Gasolina cara, passagem aérea cara, carne cara, óleo caro, tudo está caro e o salário uma miséria".
Já a leitora Silvânia Leão relata que está na estrada para ver familiares e que tem utilizado álcool a 70% e várias máscaras, a fim de reduzir danos. "Cada um que se cuide e bora viver a vida".
Por fim, a Eliana Souza diz que não viajará - mesmo tendo planejado uma ida para o Rio de Janeiro - e que ficará entre familiares. "Prefiro ficar entre parentes do marido, pois sei que eles não tão infectados. Eu ia viajar para o Rio, mas desisti. Mais um ano sem ver minha família, o importante é que todos estão com saúde."