Maioria tem medo de pegar covid durante as compras
Comércio, shoppings e mercados são o que mais causam preocupação em relação à infecção pelo coronavírus
De acordo com enquete, compras em geral (comércio, shopping ou mercados, por exemplo) são as atividades que mais causam medo nos leitores em relação à pandemia de covid-19.
Além dessa opção, elencada por 33% das pessoas, também trazem preocupação academias (27%), aulas presenciais (26%) e por fim, atividades religiosas em igrejas (14%).
A leitora Alessandra Alamarques tem medo quando às aulas e "compras diárias". Na visão dela, mercados e atacados estão "sempre lotados". Também nos comentários, a Isabela Nogueira diz que as academias também causam muito receio quando o ambiente é fechado e sem fluxo de ar. Por isso, ela relata que tem feito treinos funcionais em casa.
Conforme especialistas, ainda que o coronavírus indique novas características com frequência, já é sabido que por se tratar de uma doença viral de transmissão respiratória, é necessário praticar medidas de distanciamento social para reduzir danos.
"As pessoas precisam ficar distanciadas para evitar o contágio, principalmente quem tiver tossindo ou falando, sobretudo sem máscara. É fundamental manter essas condutas, e serviços podem até funcionar, desde que as normais sejam seguidas à risca", comentou o infectologista Rodrigo Nascimento em reportagem publicada nesta semana.
Em boletim publicado pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), foi ressaltado que locais e atividades de interação social, principalmente em ambientes fechados, com grande número de pessoas e pouco arejados, devem continuar a ser evitados, seja no transporte público, eventos de massa e pontos comerciais.
"O que dá mais medo é andar em ônibus lotado e enfrentar filas gigantescas", complementa o leitor Edson Appel.