ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  02    CAMPO GRANDE 31º

Enquetes

Para 66%, sustentabilidade não deveria ser um custo extra

Maioria não está disposta a pagar mais caro por produtos sustentáveis

Por Raíssa Rojas | 01/04/2025 08:02
Para 66%, sustentabilidade não deveria ser um custo extra
Produtos sustentáveis normalmente mais caros pelas matérias-primas e processo de produção (Foto: Reprodução)

Se está na dúvida de qual produto é preferível em termos ambientais, procure fazer a comparação dos impactos no meio ambiente, normalmente, os produtos sustentáveis são mais caros por conta da matéria-prima e os processos de produção. Quando questionados, a maioria, 66%, não estaria disposto a pagar mais caro por produtos sustentáveis, enquanto 66% comprariam, desde que seja um preço justo. Apenas 1% compraria independente do valor.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A maioria dos leitores (66%) não quer pagar mais por produtos sustentáveis, mas compraria se o preço fosse justo. Apenas 1% compraria independente do valor. Quase 90% dos brasileiros desejam reduzir o impacto no meio ambiente, acima da média mundial de 73%. Sustentabilidade envolve equilíbrio econômico, social e ambiental, e hábitos de baixo custo como evitar desperdícios. Ações em Campo Grande incluem o Drive-thru da Reciclagem e o Desapega CG para incentivar a economia criativa e a moda sustentável.

Produtos sustentáveis são aqueles que tem melhor desempenho ambiental comparado com um produto-padrão. Com a escolha desses produtos, é diminuído os resíduos gerados no processo produtivo na eliminação do uso de produtos tóxicos, além da uso de materiais recicláveis como insumo na produção.

Neste grupo o objetivo é reduzir as matérias-primas e recursos na fabricação, ou na utilização de materiais alternativos ou reciclados.

Quase 90% dos brasileiros desejam reduzir o impacto no meio ambiente, de acordo com a pesquisa Vida Saudável, realizada em 2021, pelo Instituto Akatu. Este valor é superior a média mundial, que é de 73%.

Sustentabilidade se apoia em nos pilares econômicos, social e ambiental que devem estar em equilíbrio, não configura apenas em consumo de produtos sustentáveis, mas também a incorporação de hábitos de baixo custo.

Uma alternativa é evitar desperdícios, com planejamento e pesquisas, afim de reduzir custos em busca de uma vida mais sustentável.

Na Capital tem várias ações direcionadas a práticas sustentáveis. No último mês, aconteceu o 14º Drive-thru da Reciclagem para incentivar o descarte correto, o local também contou com ações para incentivar a economia criativa e reciclagem. Também aconteceu o Desapega CG, reunindo mais de 100 mil brechós incentivando a moda sustentável.

Além disso, o Campão Cultural realizou ontem oficinas de upcycling, um método que transforma resíduos gerados pelas empresas em novos materiais.

Para 66%, sustentabilidade não deveria ser um custo extra

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias