Procon já precisou ser acionado por 68% dos leitores, aponta pesquisa
Outros 32% disseram nunca ter precisado do serviço do órgão público
A maioria dos leitores do Campo Grande News já precisaram acionar o Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) para reclamar ou denunciar violação ao direito do consumidor. Resultado da enquete revela que 68% dos leitores já recorreram aos serviços de orientação e defesa ao consumidor, enquanto apenas 32% manifestaram nunca ter recorrido ao serviço.
O órgão é responsável por monitorar o cumprimento do Código de Defesa do Consumidor, e tem autoridade para punir empresas que descumpram a legislação. Um exemplo recorrente é a rotina de multas aplicadas aos bancos que desrespeitam lei que impõe limite de espera para atendimento ao cliente.
Caso o cidadão se sinta lesado ao contratar um serviço ou comprar um produto, pode procurar uma unidade munido de documentos pessoais. Nas redes sociais, as opiniões dos leitores se dividem. “Sempre consegui resolver tudo certinho”, relata Vilma Cruz. Enquanto outro leitor revela estar insatisfeito com o serviço. “Não resolveu nada. Entrei contra uma loja de móveis, não deu em nada. A loja nem foi nas duas audiências, fiquei no prejuízo”, expõe Ademir Pereira Ribeiro.