Só 11% dos leitores fazem compras semanalmente
Inflação foi de 0,38% em dezembro, setor de maior aumento foi produtos de saúde e higiene
Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a inflação no ano de 2022 acumulou um índice de 5,16% em Campo Grande. Ainda foi apontado que o índice geral foi 0,11% acima da taxa do mês de novembro. Por isso, a enquete desta sexta-feira (22) peguntou aos leitores como eles fazem as compras de mercado após a alta dos preços.
A maioria, representada por 66% dos que participaram da enquete, responderam que compram aos poucos, conforme as necessidades, 24% responderam que fazem as compras mensalmente e apenas 11% semanalmente.
Os setores que apresentaram alta expressiva foram o de saúde, vestiário e transportes. o setor de saúde e cuidados pessoais que teve 1,46% de alta. O aumento foi relacionado aos itens de higiene pessoal, sendo que os perfumes tiveram maior alta (8,93%).
No vestuário, foi notável o aumento nos preços tanto das roupas femininas (2,08%) quanto das masculinas (1,43%). Também houve aumento no valor dos tecidos e armarinhos (0,83%).
O setor de transportes teve alta de 0,71% e o maior impacto foi no preço das passagens aéreas. Também houve impacto nos transportes de aplicativo e público. Apesar da alta, foi registrada queda nos preços do diesel e gasolina. Apenas o etanol sofreu aumento.