Você concorda com o fim das transferências bancárias por DOC e TED? Participe!
Esses meios de transferência bancário devem ser encerradas até 29 de fevereiro de 2024
A enquete deste domingo (7) quer saber: Você concorda com o fim das transferências bancárias por DOC e TED? Responda a pergunta no fim da matéria ou na capa do jornal e deixe seu comentário.
As transferências bancárias por esses meios devem chegar ao fim para pessoas físicas e jurídicas até o dia 29 de fevereiro de 2024. O anúncio foi feito pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos) na última quinta-feira (4).
Após a popularização do Pix, houve um desinteresse e uma redução no uso do DOC e TED, que foram criados ainda em 1985 pelo Banco Central. Atualmente os usuários têm optado por meios mais rápidos e baratos na hora de realizar transferências.
Levantamento feito pela Febraban sobre meios de pagamentos em 2022 mostra os meios mais utilizados para realização de pagamentos. O Pix lidera a lista com 24 bilhões de transferências, em seguida estão o cartão de crédito, débito e boletos. O TED aparece em quinta posição com 1,01 bilhão de transações, enquanto o DOC possui apenas 59 milhões e ocupa o último lugar, ficando atrás até mesmo dos cheques.