Você concorda com reserva de metade das vagas de concurso para mulheres?
Projeto de lei é do vereador André Luís, que justificou que medida cria igualdade de gênero
Está tramitando na Câmara Municipal de Campo Grande um projeto de lei que reserva 50% das vagas de concursos públicos e processos seletivos da prefeitura para mulheres. A matéria é de autoria do vereador André Luís Soares (Rede).
Enquete deste domingo (3) do Campo Grande News pergunta ao leitor se concorda em impor o uso. Participe votando na capa do jornal ou no campo abaixo.
Pelo texto, a reserva se aplica a certames com mais de duas vagas. Caso o projeto de fato vire lei, só passaria a vigorar a partir de 2025.
“Concluímos que a reserva de cota é uma política pública extremamente eficiente para equilibrar disputas que tradicionalmente se dão entre pessoas em condições desiguais, neste passo, o ingresso no serviço público é uma das situações que carece de reajuste nas condições de competição, balanceando as oportunidades dos candidatos”, justificou o parlamentar.
A proposta ainda deve ser apreciada pelas comissões da Câmara antes de passar por duas votações. Em seguida, ela vai para apreciação da prefeita Adriane Lopes (Patriota), que pode sancionar ou vetar.